World Press Cartoon de volta a Oeiras

Oeiras abre as suas portas ao público no próximo dia 8 de novembro para a grande exposição do World Press Cartoon, desta vez no Palácio Anjos, em Algés. A iniciativa tem a curadoria do cartoonista António, cuja obra já deu a volta ao mundo, retratando com mordacidade alguns dos temas mais “sensíveis” da atualidade.

O cartoon do português António que retratava o Papa João Paulo II com um preservativo no nariz correu mundo e gerou uma enorme controvérsia. Criada em 1992, a caricatura publicada no “Expresso”, surgira na sequência das declarações de João Paulo II em que condenava o uso do preservativo. Os católicos mais fervorosos gritaram “blasfémia” e o cartoon do Papa João Paulo II foi alvo de um abaixo-assinado contra a sua publicação que chegou a ser discutido no parlamento, mas não demoveu o criador de continuar a ter uma voz livre e mordazmente implacável.

Em 2019, António voltou a causar nova polémica planetária. Com um desenho sobre a situação política nos EUA e sua ligação a Israel, levou Donald Trump Jr., filho do presidente americano, Donald Trump, à beira de um ataque de nervos e fez com que o jornal “New York Times”, que o tinha publicado, a pedir desculpas e a retirar a ilustração, por alegadamente ser antissemita. O cartoon mostra um homem cego, Donald Trump, a ser levado por um cão-guia, com o rosto do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, com uma coleira que tem a estrela de David.

Os cartonistas nem sempre serão convidados “lá de casa” dos políticos e dos detentores do poder (político, religioso, económico), mas continuam a dizer muito apenas com um desenho e, por vezes, a mudar o curso da história. Mas, também, a pagar com a própria vida a irreverência – lembre-se o caso do jornal satírico Charlie Hebdo que, após publicar uma caricatura de Maomé, foi alvo de ataque terrorista onde perderam a vida 12 pessoas, entre eles estavam 8 membros da redação.

É este o universo criativo que os visitantes poderão ver in loco na grande exposição do World Press Cartoon, desta vez no Palácio Anjos, em Algés, a partir do dia 8 de novembro

Os visitantes poderão admirar os prémios atribuídos nas três categorias a concurso: Cartoon Editorial, Desenho de Humor e Caricatura. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios que terá lugar no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, na noite de 6 de novembro. A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Oeiras.

Trump, Musk e Putin na berlinda

Os principais temas nesta edição são o regresso de Donald Trump à cena política, desta vez na companhia de Elon Musk e de outros amigos, Vladimir Putin e a sombra de guerra que projeta sobre a Europa, e alguns trabalhos que tratam dos direitos da mulher e dos riscos que a ameaçam em diversas culturas nos tempos que correm.

A Inteligência Artificial e os seus desafios também passam pelo pincel implacável dos cartoonistas selecionados para esta nova exposição.

No total, são quase três centenas de trabalhos de alta qualidade que permitem revisitar o que foi o andar do mundo entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de maio de 2025.

Olhares de diferentes culturas, obras em que 151 cartoonistas retratam os acontecimentos e os seus protagonistas com mordacidade e muito humor.

Cartoonista António dirige iniciativa

Os trabalhos expostos foram selecionados por um júri internacional que se reuniu em Oeiras no mês de junho e que integrou, para além do diretor do salão, António Antunes (o cartoonista António), os cartoonistas Niels Bo Bojensen, da Dinamarca, e Tchavdar Nikolov, da Bulgária, a ilustradora francesa Anne Derenne, e o historiador de arte português Paulo Morais-Alexandre.

As obras premiadas do World Press Cartoon Oeiras 2025 têm a assinatura de Agustin Sciammarella (Itália), Aristides Hernandez (Cuba), Darko Drljevic (Montenegro), David Pinto e Carlos Chinto (Espanha), Frank Hoppmann (Alemanha), Ivan Mata (Espanha), José Vaz (Portugal), Nahid Maghsoudi (Irão) e Pawel Kuczynski (Polónia).

Estes autores receberão os seus troféus no desenrolar de um espetáculo de música e humor que será conduzido pela apresentadora Inês Lopes Gonçalves e onde vão atuar Ana Brito e Cunha, o grupo de comediantes catalães Clownic e o grupo 24 Robbers Swing Band.

Além da homenagem aos vencedores do salão, haverá oportunidade para celebrar os 20 anos de existência do World Press Cartoon, que agora regressa com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. A exposição estará aberta ao público no Palácio Anjos entre 8 de novembro de 2025 e 8 de fevereiro de 2026.

Estão representados autores e publicações de mais de 41 países.

Quer comentar a notícia que leu?