O Areeiro é, e deve continuar a ser, uma freguesia de e para famílias — um território onde vale a pena viver, crescer e envelhecer com dignidade e bem-estar. Este foi o mote da tomada de posse do presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Pedro de Jesus, que decorreu esta quinta-feira, no Auditório da Junta de Freguesia, que vai propor a redução das taxas para o comércio local e propor a criação de um selo de qualidade para o comércio
A tomada de posse da nova Junta de Freguesia do Areeiro, que se realizou no dia 6 de novembro (quinta-feira), no Auditório da Junta de Freguesia, ficou marcada, oficialmente, por um novo ciclo na vida autárquica da freguesia, marcado pela vontade «de dar continuidade ao trabalho realizado» e de promover projetos que melhorem a qualidade de vida da comunidade.
Pedro Jesus, o candidato escolhido pelo PSD para a recandidatura na coligação “Por ti, Lisboa” e que agora foi empossado, reafirmou a sua vontade de “trabalhar por uma freguesia mais coesa, solidária e com qualidade de vida para todos”.
Pedro Jesus, no seu discurso de tomada de posse, fez “um agradecimento especial ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, pela amizade de anos, pela visão conjunta e pela confiança demonstrada neste projeto para o Areeiro”, lembrando que “este caminho começou em fevereiro de 2025, momento no qual assumi a renovação do projeto autárquico anterior, imprimindo uma maior proximidade e ação. Desde então, temos trabalhado com determinação para construir uma freguesia mais dinâmica e participativa”.
Pedro Jesus, anunciou cinco grandes compromissos para este mandato: Apoiar as famílias (reforçar os apoios sociais, promover o envelhecimento ativo, apoiar pais e filhos e garantir que ninguém fica para trás); Valorizar a cultura em espaço público (dinamizar jardins e ruas com arte, música, teatro e expressão local. A cultura tem de estar onde as pessoas estão); Reconhecer as equipas da Junta (valorizar o trabalho dos colaboradores da Junta, investir na sua formação e garantir condições dignas para quem serve a comunidade); Lançar novos equipamentos sociais (criar espaços que respondam às necessidades reais da população — creches, centros de dia, espaços intergeracionais, um teatro em cada bairro, um polidesportivo e estruturas de apoio à saúde e bem-estar): Cuidar do espaço público ( o Areeiro tem de estar mais verde, mais limpo, mais acessível e mais seguro).
Um outro ponto que preocupa o agora empossado presidente da freguesia prende-se com a recolha de lixo. Pedro Jesus lembra que a Junta de Freguesia do Areeiro e a Câmara Municipal de Lisboa já estão a cooperar na recolha de lixo, embora com competências diferentes. A freguesia é responsável pela limpeza de ruas, deservagem e recolha de lixo de papeleiras e ecopontos, enquanto a câmara trata da recolha de resíduos de contentores (indiferenciados, recicláveis e orgânicos) e objetos volumosos.
Contudo, neste momento, já é prática corrente serem os primeiros a chegar, sejam brigadas da câmara ou da junta, a fazer a remoção do lixo que se encontra à volta dos contentores ou dos ecopontos. Pedro Jesus exemplifica: “se for uma brigada da junta a chegar primeiro é ela que procede à limpeza, se fôr da Câmara o procedimento é idêntico”.
Apoio ao comércio local
Em declarações exclusivas a Olhares de Lisboa, Pedro Jesus revelou que vai apresentar à Assembleia de Freguesia uma proposta de redução das taxas para o comércio local e propor a criação de um selo de qualidade para o comércio.
Segundo o autarca agora empossado, a freguesia promove regularmente iniciativas comunitárias, como a “Há Festa no Bairro” no Bairro Portugal Novo, que reúne vizinhos e famílias em momentos de convívio. O Jardim Fernando Pessa acolhe eventos como o “Mercado na Praça”, dinamizando o espaço com artesãos, produtores locais e artistas musicais.
Pedro Jesus, que terá como presidente da Assembleia de Freguesia João Manuel Gonçalo Oliveira, recorda que a freguesia oferece diversos serviços aos munícipes, incluindo um posto clínico e escolinhas de futebol que promovem o desporto juvenil. As atividades desportivas culminam em celebrações anuais que reúnem atletas, treinadores e famílias, fortalecendo os laços comunitários.
Apesar de todas as “valências” disponíveis na freguesia, o autarca vai “lutar” pela construção de mais um polidesportivo, mais creches e mais um centro de dia. Equipamentos que considera essenciais para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida dos seus fregueses.
A Freguesia de Areeiro integra o grupo de freguesias de Lisboa que registaram crescimento populacional na última década, juntamente com Arroios, Avenidas Novas, Alvalade, Santa Clara e Parque das Nações, com um aumento conjunto de 7.983 habitantes. Esta tendência contrasta com o declínio populacional verificado no centro histórico da capital.
Na tomada de posse foram nomeados como vogais da Junta Freguesia: João Filipe Viegas Gomes da Silva (PPS/PSD), Ana Catarina Neves (PPD/PSD), Vera Barros Alexandrino (IL), Suzana Carvalho Beirão (CDS/PP).
Em termo de Assembleia de freguesia foi eleito, como presidente, Jorge Manuel Oliveira (CDS/PP) como 1º secretário (João Carlos Faria (PPD/PSD), e como 2º secretário Cecília Francisca Bastos (PPD/PSD)



