Celebrações natalícias arrancaram hoje em Lisboa

Lisboa já brilha. A capital inaugurou hoje a época natalícia com fogo de artifício e o tradicional iluminar da Árvore de Natal na Praça do Comércio, um gesto simbólico que marca o início da celebração de uma época especial, em que Lisboa ganha forma de urbe iluminada pela esperança. 

Este ano, as iluminações na cidade Lisboa totalizam um percurso com 182 km de luz, o equivalente a mais de três voltas à cidade, com tecnologia LED. Estarão distribuídas por 46 locais, entre praças, ruas e avenidas da cidade, proporcionando um ambiente festivo, através da instalação de 1.050 estruturas luminosas, compostas por 5.900 peças decorativas. O arranque das celebrações natalícias ocorreu hoje com ato simbólico de iluminação da Árvore de Natal de 30 metros no Terreiro do Paço.

A organização desta iniciativa resulta da habitual colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a UACS – União das Associações do Comércio e Serviços da capital.

Concerto da fadista Sara Correia

Lisboa está pronta para celebrar o Natal, e já carregou no “botão mágico” que ilumina a cidade, dando novas cores às ruas, avenidas e praças. No decurso da tradicional iniciativa, foi apresentado um instrumental inédito dedicado a Carlos Paredes.

A inauguração das iluminações de Natal, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da União de Associações de Comércio e Serviços (UACS), realizou-se este sábado, dia 22 novembro, pelas 18h30, no Terreiro do Paço, com o acender das luzes da árvore de Natal de 30 metros. Um momento simbólico e sempre emocionante, que abre oficialmente a época festiva.

Já sob o brilho natalício, o arranque oficial da época natalícia na cidade de Lisboa foi celebrado com fogo de artfício e um concerto que reuniu no mesmo palco a Orquestra do Tejo (composta por 10 músicos), a voz da fadista Sara Correia e a guitarra portuguesa de Ângelo Freire num espetáculo construído de raiz, concebido pelo músico, compositor, cantautor e produtor, Diogo Clemente

Instrumental dedicado a Carlos Paredes

Este momento musical iniciou-se com um instrumental inédito em homenagem a Carlos Paredes (num epílogo perfeito do ano do seu centenário), servindo de banda sonora a um jogo aéreo de luz que cruza fogo de artifício e laser vindos do rio Tejo.

A fadista Sara Correia emprestou a sua voz a “Fado Português” (um poema de José Régio), “Que o Amor Te Salve Nesta Noite Escura” (de Pedro Abrunhosa) e “Quero é Viver” (de António Variações), acompanhada pela orquestra e pelo guitarrista, a quem se juntaram Frederico Gato (no baixo) e Joel Silva (nas percussões).

Com Lisboa toda iluminada, iniciaram-se oficialmente Festas de Natal.  Com tecnologia LED, o projeto de iluminação natalícia das ruas de Lisboa garante uma poupança energética de cerca de 80%, aliando beleza e sustentabilidade.

Para o presidente do município, Carlos Moedas, as iluminações de 2025 reforçam o compromisso ambiental de Lisboa, também através da utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis, tendo muitas estruturas sido reaproveitadas de anos anteriores, verificando-se igualmente uma aposta no uso de energia solar nas instalações.

Árvore de 30 metros e jogo de luzes em destaque

Entre as diversas atrações, destaca-se a icónica Árvore de Natal, instalada na Praça do Comércio, com 30 metros de altura, cuja iluminação marca o arranque das festividades. A iluminação natalícia está patente em avenidas, ruas e vias de toda a cidade, com destaque para a Rua Garrett, Rua Augusta, o Palácio de Natal Rua do Carmo, que contempla um túnel de luz.

De acordo com a autarquia, os principais eixos e locais abrangidos serão a Baixa-Chiado, Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua dos Fanqueiros, Rua da Prata, Rua Garrett, Rua Nova do Almada, Largo do Chiado, Largo do Carmo, Largo de Camões, Avenidas Novas, Avenida da Liberdade, Avenida da República, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida João XXI, Avenida de Roma, Avenida Guerra Junqueiro e Avenida da Igreja.

Entre os outros locais de destaque, estão a Praça do Comércio, Praça Marquês de Pombal, Praça dos Restauradores, Praça do Rossio, Praça Duque de Saldanha, Praça de Alvalade, Praça Francisco Sá Carneiro, Campo Pequeno e Campo Grande, Amoreiras – junto ao Hotel D. Pedro, Largo Rafael Bordallo Pinheiro e Largo do Intendente Pina Manique.

Quer comentar a notícia que leu?