Isaltino Morais tomou posse como presidente de Oeiras

A cerimónia de tomada de posse da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Oeiras para o mandato 2025-2029 decorreu esta sexta-feira, 31 de outubro, às 16h, na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol. A sessão marcou oficialmente o início de um novo ciclo autárquico, com a posse de Isaltino Morais como Presidente da Câmara e dos vereadores eleitos, bem como dos deputados municipais. A lista de Isaltino Morais apresentou como candidata à presidência da Assembleia Municipal a juíza desembargadora jubilada Maria do Rosário Barbosa, que deverá ser eleita na primeira reunião da assembleia, que é presidida inicialmente pelo cabeça de lista mais votado para a assembleia municipal, até que a mesa seja eleita.

Isaltino Morais voltou a ganhar a Câmara Municipal de Oeiras: desta vez com uma votação de 61,94%, tendo assim uma vitória esmagadora. Nestas eleições, a concorrer pelo movimento independente Inovar Oeiras e com o apoio do PSD, conseguiu eleger nove mandatos – mais um do que nas eleições autárquicas anteriores. E, esta sexta-feira, tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Oeiras na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol – Alameda Dr. Fernando Gomes, CruzQuebrada/Dafundo.

Este momento solene marcou oficialmente um novo mandato político de Isaltino Morais como Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Aliás, como fez questão de referir o reeleito presidente da Câmara de Oeiras, “as últimas eleições autárquicas, em Oeiras, representaram um momento histórico na vida da nossa comunidade. Nunca, antes, no nosso Concelho, uma força política tinha obtido tão expressivo resultado, 61.9%”.

Após o discurso de Elisabete Oliveira, presidente cessante da Assembleia Municipal, que recordou o trabalho desenvolvido pelórgão que dirigiu durante oito anos, o presidente reeleito recordou que “nunca antes uma força política tinha eleito 9 membros para o Executivo Municipal e 21 membros para a Assembleia Municipal – a que se somam os 5 Presidentes das Freguesias e Uniões de Freguesia, todas ganhas com maioria absoluta – outra novidade”.

Isaltino Morais fez questão de realçar que “este resultado tão expressivo ocorreu numa eleição na qual se registou uma taxa de abstenção historicamente baixa, a mais baixa do século. Esta foi a mais baixa taxa de abstenção em eleições autárquicas nos últimos 40 anos, 42,5%”.

Do ponto de vista de Isaltino Morais, este resultado tão expressivo resulta da confiança que existe “no nosso trabalho e na nossa capacidade de realização”, lembrando que existe “um consenso alargado sobre o modelo de desenvolvimento que os oeirenses pretendem ver implementado” e que “tem implicações na dimensão territorial e na dimensão socioeconómica”.

Criar empregos, criar riqueza e promover a sua justa distribuição é, na perspectiva de Isaltino Morais, a melhor forma de, a longo prazo, promover justiça e coesão social.

Segundo o autarca, “os oeirenses souberam acreditar e fazer da sua terra uma referência num País que tantas vezes parece ter perdido a capacidade de sonhar. Nós sonhamos tudo. País de Poetas, fizemos em sua homenagem um parque. Como Camões fomos sempre românticos. Acreditamos que é sempre possível ser mais”.

Novas obras

Além de continuar a apostar na habitação, educação e saúde, Isaltino Morais, na área do turismo, pretende retomar a construção do Centro de Congressos e Exposições de Oeiras, “um equipamento muito desejado por operadores turísticos e empresas em geral, e cujo projeto terá conclusão no próximo ano, faltando apenas alguns projetos de especialidade para o posterior lançamento do concurso público para obra”, salientou.

Os núcleos da cidade polinucleada, sublinhou, serão enriquecidos com o avanço da Praça da Música, em Linda-a-Velha, empreendimento de origem privada, cujo Pedido de Informação Prévia está já aprovado, estando em preparação o devido contrato de urbanização.

Esse projeto envolve o nascimento de uma praça com cerca de 10 mil metros quadrados, cujo final conhecerá uma grande sala de espetáculos, com auditório para mais de 800 lugares. Esta será a centralidade de Linda-a-Velha, conforme compromisso antigo, que sempre honramos!

Para breve, anunciou, deverá estar o lançamento do concurso público para o Rossio de Porto Salvo, com uma nova praça, a centralidade da Freguesia, onde nascerá o novo centro de saúde, bem como o novo edifício da Junta de Freguesia.

Ainda nestas novas praças, este mandato conhecerá também o desenvolvimento do projeto da antiga fundição de Oeiras, onde nascerá a maior praça do nosso Concelho e a Praça Alves Redol, agora que poderemos finalmente avançar com a passagem do estacionamento para a margem esquerda da ribeira de Barcarena, naquele local.

Novo executivo

Na Cerimónia de Instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal para o Mandato 2025/2029 estiveram presentes várias individualidades nacionais e estrangeiras, designadamente o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz; a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Costa; a Juiz Presidente da Comarca de Lisboa Oeste, a Procuradora Distrital da Comarca de Lisboa Oeste, os Embaixadores da Moldávia em Portugal, Alexei Cracan, do Cazaquistão em Portugal, Jean Galiev, o Representante Diplomático do Ismaili Imama, Comendador Nazim Ahmad, e vários presidentes eleitos de Câmaras Municipais.

O Executivo Municipal de Oeiras será composto pelos vereadores eleitos do INOV: Francisco Rocha Gonçalves, Sílvia Breu, Pedro Patacho, Armando Cardoso Soares, Teresa Bacelar, Nuno Neto, Susana Duarte, Mariana Coelho, pela Vereadora eleita do PS: Ana Sofia Antunes e pelo Vereador eleito do Chega: Pedro dos Santos Frazão.

Na ocasião, também tomaram posse, os deputados municipais representantes dos grupos políticos eleitos.

 

 

Quer comentar a notícia que leu?