Já cheira a castanhas assadas, a lareiras acesas e a Natal. A região da Grande Lisboa vive intensamente a quadra festiva e as celebrações da data acontecem um pouco por toda a área metropolitana. Lisboa, Oeiras, Loures, Sintra e Cascais, entre outras, disponibilizam uma oferta de experiências natalícias que proporcionam uma verdadeira imersão no espírito natalício.
Os detratores salientam que o Natal foi “inventado pelo consumismo desenfreado” e os interesses “obscuros” da grande indústria. Mas, na verdade, a quadra natalícia é sobretudo esperança e amor, em quem muitos continuam a acreditar que, no Natal, se veem refletidos num espelho que transmite uma imagem de paz e concórdia. E também na felicidade genuína das crianças.
O acender das iluminações de Natal em Lisboa é já uma tradição que marca a abertura das celebrações natalícias em toda a geografia da área metropolitana de Lisboa. Este momento, que junta milhares de pessoas no “coração” da cidade, marca oficialmente – e subliminarmente — a abertura da época natalícia na região da Grande Lisboa.
A magia das iluminações natalícias, por si só, já seria motivo suficiente para as famílias realizarem a já tradicional visita à Baixa para “ver as luzes” natalícias. Mas Lisboa tem hoje outras atrações festivas alusivas ao Natal, como o Wonderland Lisboa, que está de regresso ao Parque Eduardo VII, e este ano promete ser mais mágico do que nunca.
10º edição do Wonderland
Na sua 10.ª edição, o mercado de Natal, que já se tornou tradição na capital, celebra uma década de magia, luzes e alegria com novidades, reconhecimento internacional e experiências inesquecíveis para toda a família.
O Wonderland Lisboa foi distinguido pela European Best Destinations com o selo “Best Sunny Christmas Market in Europe”, reforçando o estatuto de Lisboa como um dos destinos natalícios mais encantadores do continente.
Além disso, o evento está nomeado para o prémio de “Best Christmas Market em Portugal”, um marco que reflete a qualidade e o carinho que o público dedica a este espaço mágico.
De 28 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, o Parque Eduardo VII, o coração da cidade transforma-se num autêntico conto de Natal ao ar livre, com entrada gratuita e dezenas de atividades para todas as idades.
Nesta edição comemorativa, o Wonderland Lisboa contará com quatro quarteirões repletos de magia e diversão, pensados para encantar miúdos e graúdos.
Entre as atrações imperdíveis estão a já mítica Roda-Gigante, com vista panorâmica sobre Lisboa e o Tejo, a Pista de Gelo Ecológica, Casa do Pai Natal e a Árvore de Natal Gigante.
Há também um Mercado de Artesanato e Gastronomia — com iguarias tradicionais, doces, bebidas quentes e presentes feitos à mão.
Natal solidário
Mais do que um espaço de celebração, o Wonderland Lisboa é também um espaço de solidariedade. Todos os anos, o evento promove uma campanha de recolha de presentes para crianças institucionalizadas, espalhando a magia do Natal a quem mais precisa. Este gesto simples tem um grande impacto e reforça o verdadeiro espírito natalício que o Wonderland defende desde a sua primeira edição.
Magia do Natal em Oeiras
A magia do Natal está de regresso ao município de Oeiras que acolhe durante 16 dias, entre 6 e 21 de dezembro, uma das iniciativas de maior sucesso no concelho: “Era Uma Vez nos Jardins do Marquês – O Natal”.
A receber os visitantes nos jardins do monumento mais emblemático de Oeiras, o Palácio Marquês de Pombal, vão estar personagens caracterizados à época e que, através da teatralização e interação com o público, convidam as famílias a mergulhar na magia da quadra e a participar nas múltiplas atividades previstas. Designadamente espetáculos de teatro, música e magia, oficinas de culinária e de trabalhos manuais, espaços reservados ao conto e às pinturas faciais, instalações infantis como o comboio, a pista de gelo, o carrossel, entre outras e, em especial para os mais pequenos, a visita à Casa do Pai Natal.
A exemplo de anos anteriores, “Era Uma Vez nos Jardins do Marquês – O Natal” oferece uma programação cultural diversificada, promove a gastronomia e o comércio local, colocando o espaço público ao serviço das famílias de Oeiras e de visitantes, atraídos pela vivência natalícia do concelho.
Natal em Loures com magia para toda a família
A magia do Natal está de volta a Loures de 27 de novembro a 4 de janeiro, no Parque Adão Barata. A edição deste ano conta com uma programação de animação para toda família, com atrações como uma pista de gelo, artesanato, espaço família e outras animações, com entrada livre.
Destaque ainda para a Venda de Natal, que decorrerá entre os dias 27 de novembro e 23 de dezembro, uma iniciativa que visa a promoção do comércio local, bem como do artesanato tradicional e urbano e de produtos regionais.
A iniciativa Natal em Loures abre as portas quinta-feira, dia 27 de novembro, às 18h00, e é organizada pela Câmara Municipal de Loures.
“Sintra Mágica”
Este ano, a enigmática e incomparavelmente bela vila de Sintra, promete trazer o verdadeiro espírito natalício aos milhares de visitantes que tem por hábito visitar a vila nesta época.
No próximo dia 1 de dezembro, às 18h, o Terreiro do Palácio Nacional de Sintra acolhe o arranque oficial da programação “Sintra Mágica – Era uma vez um Natal mágico”, num momento marcado pelo acender simultâneo das luzes do Palácio Nacional de Sintra, Palácio Nacional da Pena, Palácio Nacional de Queluz e Quinta da Regaleira.
Este gesto inédito no concelho, protagonizado por Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, e João Sousa Rego, presidente da Parques de Sintra, cria uma ligação luminosa entre quatro monumentos emblemáticos de Sintra e assinala um novo entendimento do Natal como ritual partilhado, capaz de unir geografias, monumentos e comunidades num mesmo gesto simbólico.
Pena a brilhar como nunca
Uma das grandes novidades deste ano é a iluminação inédita do Palácio Nacional da Pena, preparada especialmente para esta edição que será visitável durante a noite. Pela primeira vez, o monumento adota um desenho cénico integral, pensado para realçar a sua silhueta romântica e a relação visual que estabelece com a serra e com a vila. Será possível visitar, gratuitamente, durante 10 noites do mês de dezembro.
O Terreiro do Palácio Nacional de Sintra será igualmente preparado para receber famílias e visitantes. Integra um carrossel tradicional que evoca o imaginário clássico da quadra, um palco onde terá lugar um apontamento musical criado para este primeiro dia, uma árvore de Natal com 16 metros de altura que será iluminada no momento inaugural, e vários stands com animação contínua, atividades temáticas e ateliers criativos para os mais jovens. Este ambiente festivo procura transformar o espaço num lugar de encontro sem afastar a sua identidade histórica, propondo uma conciliação entre o quotidiano patrimonial e a celebração pública.
Após o acender das luzes, o público é convidado a assistir ao espetáculo de video mapping projetado sobre a fachada do Palácio Nacional de Sintra. Este ano, o Palácio da Vila converte-se na maior fábrica do Natal, onde o Pai Natal e os seus duendes ganham vida digital, interagindo com a arquitetura e com o público.
Natal à beira-mar
Em Cascais, as luzes, mercados, desfiles e a Vila Natal, são já uma tradição e uma marca da vila. A magia está de regresso a Cascais entre os dias de 22 de novembro a 4 de janeiro de 2025.
Alegria, tradição e encanto. A partir de 22 novembro, o “Natal em Cascais” promete encantar e maravilhar todos os que visitam a vila nesta altura do ano, transformando o coração da localidade numa verdadeira terra de magia e encanto. As ruas vão voltar a iluminar-se, trazendo ainda mais brilho ao concelho que vai ter uma programação muito especial.
Aproveite para passear no Mercado de Natal mais próximo do mar. Entre a Baía de Cascais, onde vai estar o Carrossel Veneziano, e o Jardim Visconde da Luz, há várias bancas com produtos natalícios. E para encantar os mais novos a Magia do Natal do Cascais Christmas Village vai viajar até à Baía de Cascais em alguns dias, trazendo o Pai Natal até ao centro da vila.
Para crentes e não crentes, a quadra natalícia é uma época que simboliza harmonia e esperança. Uma visita a um destes espaços poderá significar uma imersão pelo verdadeiro espírito do Natal, em que os visitantes se deixam envolver pela luz, sabores e experiências que fazem desta quadra uma época tão especial.



