“O que importa é amor que todos temos ao nosso bairro”, proclama Filipa Veiga

A nova presidente de junta de Santo António, Filipa Veiga, assume que tem este território “no coração” e que pugnará pela defesa da melhoria das vidas dos fregueses, “com sentido de responsabilidade”, mas ciente de ter a missão de dar cumprimento ao legado de Vasco Morgado. Entre as principais medidas, a autarca compromete-se a construir uma unidade de saúde familiar para que os fregueses tenham acesso a um médico de família, mas também a aumentar a frota de veículos para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.  

Realizada no Cineteatro Capitólio, no dia 3 de novembro, a instalação da Assembleia de Freguesia e tomada de posse da freguesia de Santo António reuniu algumas centenas de pessoas para testemunharem a mudança de mãos da liderança do executivo desta freguesia emblemática no coração de Lisboa.

Numa entrevista recente, a nova presidente de junta de Santo António, Filipa Veiga, narra a sua entrada na política local por conta da sua ação “contestatária” nas assembleias de freguesia, onde reivindicava a falta de ações para as gerações do “meio”, uma vez que a autarquia assegurava múltiplas atividades para os seniores e as crianças, mas não teria em conta as especificidades dos moradores “jovens” ou de “meia-idade”.

Foi então que o presidente de junta Vasco Morgado a desafiou a “fazer melhor”, abrindo-lhe a porta para apresentar “ideias” ao executivo, que acabou por integrar no departamento de cultura, assumindo, agora, a liderança da freguesia.

No discurso oficial de tomada de posse, a produtora de eventos e autarca Filipa Veiga agradeceu a presença do corpo diplomático que marcou presença na sessão solene da sua consagração como presidente da Junta de Freguesia de Santo António, mas também aos vereadores da CML e ao presidente da EGEAC, Pedro Moreira, com o qual trabalhou anteriormente, às instituições, empresas e casas regionais do território.

A autarca agradeceu à população de Santo António o facto de terem confiado o voto à lista “Por Ti, Lisboa”. “As gentes de Santo António votaram em nós, com grande discernimento, tornando esta vitória ainda mais importante e aumenta a nossa responsabilidade. A minha estadia aqui, durante os quatro próximos anos, é essencialmente por vocês”.

Filipa Veiga acrescentou as saudações ao apoio da família (os pais que vieram diretamente do Alentejo para assistir à tomada de posse), os três filhos, o companheiro e amigos. “Sem vocês isto seria muito mais difícil”, reconheceu, agradecendo ainda o apoio das juventudes partidárias do PSD, CDS e IL, que fizeram campanha e animaram as ruas com a energia própria da juventude.

Filipa Veiga ainda teve uma palavra de reconhecimento para com Carlos Moedas, “que me convidou e confiou em mim para este desafio de trabalhar nesta freguesia que tanto amo (…) Presidente, estamos juntos e vamos trabalhar sempre para as pessoas. Conto consigo”, instou a autarca.

Ter Santo António “no coração”

Para a nova líder de Santo António, o resultado das eleições do dia 12 de outubro, onde obteve uma maioria absoluta, são reflexo “da confiança naquilo que nos propomos a fazer”, mas é também a prova de que “temos uma grande equipa, que tem Santo António no coração”, sendo também prova de que os fregueses de Santo António “sabem dar a confiança a quem traz ideias novas e provas dadas, e principalmente a quem se interessa pelo nosso bairro, mesmo no coração de Lisboa”, referiu.

Apesar da confiança depositada pelos fregueses nas urnas de voto, dando uma maioria absoluta à sua lista, Filipa Veiga reconhece que “não é um cheque em branco”, implica, pelo contrário, “uma maior responsabilidade”.

Na visão da autarca, esta maioria absoluta será refletida numa governação que “não vai deixar ninguém traz”, pois “somos todos uma grande família. Eu sou do bairro e, por isso, reafirmo que ninguém fica pra trás”.

Filipa Veiga reitera ainda a promessa de levar a cabo a sua missão “com muito trabalho, empenho e dedicação” para “melhorar a vida das pessoas”.

Unidade de saúde familiar e mais veículos

Em relação aos projetos a serem implementados, Filipa Veiga concretiza que tem como objetivo melhorar o espaço urbano, cuidar das ruas, da higiene urbana e do espaço público, bem como reforçar a frota de veículos para o transporte de fregueses com mobilidade reduzida. Vai pugnar pela construção uma unidade de saúde familiar “para que os fregueses tenham médico de família”.

Para a juventude, será criada uma programação de gaming, pois o futuro a “eles pertence”, mas “nada será feito ao acaso”, pois a “responsabilidade será o mote” da nova governação de Santo António.

Diferenças ficam à porta

Filipa Veiga assume que, a partir de agora, as diferenças políticas entre os fregueses ficam à porta. “Quero dar uma palavra aos que não votaram em nós. A partir deste momento, as diferenças deixam de fazer sentido. O que importa é amor que todos temos ao nosso bairro. Serei a presidente de todos. Ter a honra de trabalhar nesta freguesia não é para quem quer, mas para quem ama”, ressalvou.

A terminar, Filipa Veiga não quis deixar de prestar uma homenagem sentida ao seu antecessor, Vasco Morgado. “É uma honra receber o legado que tu deixas”, proclamou, prometendo cumprir “todas as medidas anunciadas durante a campanha”.

Executivo da Junta  

Filipa Veiga sucede a Vasco Morgado na liderança da freguesia, ocupando a presidência da Junta. Terá como vogais Rudolfo de Lima, Manuel Goes Guerreiro, Maria de Lemos Rodrigues, Mariana Cardoso Folque, Francisco de Mendonça e Póvoas, António Conde Antunes.

Mesa da Assembleia de Freguesia

Presidente: Vítor Nobre José

1ª Secretária: Paula Correia Ribeiro

2ª Secretária: Bárbara Pereira Ferreira

Fotos: JFSanto António

Nr: Notícia atualizada às 16:30 horas de 06/11/2025

Quer comentar a notícia que leu?