Este fim de semana, 8 e 9 de novembro, a Câmara de Oeiras vai realizar o tradicional magusto de São Martinho com 12 toneladas de castanhas e, ao mesmo tempo, inaugura as luzes de Natal. A festa vai ser, por isso, dupla, onde o cheiro a castanha assada se vai misturar com o brilho das primeiras luzes natalícias.
Todos os anos, as ruas de Oeiras ganham nova vida com elementos decorativos e milhares de luzes coloridas que enchem o ambiente de magia e alegria. São as iluminações de Natal – uma das tradições mais esperadas da época festiva que se aproxima.
Assim, Oeiras assinala o início da época Natalícia com a inauguração das iluminações esta sábado, dia 8 de novembro, pelas 18h. As iluminações natalícias vão brilhar por todo o concelho, mas a cerimónia de inauguração teve lugar no Largo 5 de Outubro, em Oeiras.
Um facto, é que todos os anos, as ruas do concelho ganham nova vida com elementos decorativos e milhares de luzes coloridas que enchem o ambiente de magia e alegria. A autarquia convidou “miúdos e graúdos a sair à rua para apreciar o brilho e o encanto das nossas decorações”. Este sábado celebra-se, também, o primeiro dia da tradicional Festa de São Martinho.
Este ano, as iluminações tem uma temática em especifica. Segundo a autarquia, o “conceito “A Magia do Natal” foi reinterpretado e desenvolvido para criar uma identidade visual forte e coerente em toda a iluminação festiva do Concelho de Oeiras, garantindo um fio condutor que liga cada espaço iluminado e atribui significado real a cada instalação. Todos os quadros apresentados partilham este tema, desdobrando-se numa narrativa poética do Natal que se revela à medida que os visitantes percorrem as ruas, praças e jardins, transformando fachadas, rotundas e árvores em capítulos de uma história encantada que liga tradição, magia e contemporaneidade.”
Magia de Natal
Mais de 95% das iluminações refletem de forma clara e visível o tema “A Magia do Natal”, criando ambientes que despertam emoção e ligação com a época festiva, indo muito além da mera iluminação decorativa. A proposta integra tecnologia como ferramenta narrativa, utilizando Realidade Aumentada, animações LED, sincronização de luz e som e sistemas interativos que tornam cada ponto de luz um espaço de descoberta, interação e partilha, transformando o público em participante ativo da experiência.
A identidade visual é construída de forma estratégica e consistente em todos os locais, utilizando cores como o dourado e o branco quente maioritariamente, complementadas por apontamentos de azul, vermelho e verde, e recorrendo a motivos como estrelas, cascatas de luz, prendas, bolas, que reforçam a coesão do tema ao longo de todo o percurso.
Esta coerência visual permite o reconhecimento imediato do tema “A Magia do Natal” em cada espaço, garantindo uma experiência harmoniosa e memorável.
O conceito estabelece ainda um equilíbrio entre a valorização do património de Oeiras e a modernidade, iluminando fachadas históricas sem descaracterizar a sua essência, mas antes realçando os seus detalhes de forma elegante e contemporânea. As iluminações convidam os visitantes a parar, contemplar e viver o espaço público de forma plena, transformando ruas e praças em locais de encontro, partilha e contemplação.
Ao potenciar o encantamento e a interatividade com recurso à tecnologia, este conceito destaca o concelho de Oeiras como uma referência nacional na inovação e criatividade aplicada à iluminação festiva, oferecendo uma experiência de Natal coerente, envolvente e marcante, onde cada luz conta uma história e cada visitante se torna parte dela.
O investimento realizado das iluminações foi de 502 155,00 € (quinhentos e dois mil, cento e cinquenta e cinco euros), acrescidos de IVA à taxa legal – Iluminação do concelho 139 761,00 € (cento e trinta e nove mil, setecentos e sessenta e um euros), acrescidos de IVA à taxa legal.
Locais iluminados
Os locais com iluminação no concelho são os seguintes : Património Religioso – Igreja do Cristo Rei, em Algés; Capela Nossa Senhora do Cabo, em Algés; Igreja da Cruz Quebrada, na Cruz Quebrada, Igreja Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, Igreja da Santíssima Trindade, em Miraflores Igreja Matriz de Barcarena, em Barcarena, Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Leceia, Igreja de Santo António de Tercena, em Tercen, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Carnaxide, Igreja de São Romão, em Carnaxide, Centro Paroquial de São Miguel, em Queijas, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Outurela, Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Caxias, Igreja Matriz de Oeiras, em Oeiras, Capela de Santo Amaro de Oeiras, em Oeiras, Igreja de Santo António de Nova Oeiras, em Oeiras, Igreja de São Julião de Barra, em Oeiras, Capela Senhor Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos, Igreja da Sagrada Família, em Paço de Arcos, Igreja de Nossa Senhora do Socorro, em Leião e Igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo, em Porto Salvo.
Património Municipal – Jardim Municipal, em Algés, Palácio Anjos, em Algés, Palácio Ribamar, em Algés, Parque Urbano de Miraflores, em Algés, Fábrica da Pólvora, em Barcarena, Sede da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Edifício da Polícia Municipal, em Carnaxide, Jardim do Ultramar, em Oeiras, Jardim Municipal, em Oeiras, Passagens aéreas do Parque dos Poetas, em Oeiras, Jardim Municipal, em Paço de Arcos, Mercado de Paço de Arcos, em Paço de Arcos, Edifício da Junta de Freguesia de Porto Salvo.
Bairros Municipais – Quinta da Politeira, em Leceia, 18 de Maio, em Carnaxide, Barronhos, em Carnaxide, Pátio dos Cavaleiros, em Carnaxide, São Marçal, em Carnaxide, Sá Carneiro, em Laveiras, Pombal, em Oeiras, Alto da Loba, em Paço de Arcos, e Navegadores, em Porto Salvo.
Arruamentos – Avenida dos Bombeiros Voluntários, em Algés, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés, Rua Damião de Gois, em Algés, Rua Dr. Manuel de Arriaga, em Algés, Rua Ernesto da Silva, em Algés, Rua General Humberto Delgado, em Algés, Rua Luís de Camões, em Algés, Rua Major Afonso Palla, em Algés, Praceta Professor Alfredo de Sousa, em Algés, Rua Joseph Black, em Cruz Quebrada, Rua Direita, em Dafundo, Avenida 25 de Abril, em Linda-a-Velha, Avenida Carolina Michaelis, em Linda-a-Velha, Rua D. Pedro V, em Linda-a-Velha, Rua Francisco José Vitorino, em Linda-a-Velha, Rua Marcelino Mesquita, em Linda-a-Velha, Alameda Fernão Lopes, em Miraflores, Largo 5 de Outubro, em Barcarena, Rua José da Silva Afonso, em Leceia, Praça Restani, em Queluz de Baixo, Rua do Alto da Peça, em Quinta da Moura, Avenida Infante D. Henrique, em Tercena, Rotunda das Seleções, em Tercena, Estrada das Palmeiras, em Valejas, Avenida de Portugal, em Carnaxide, Avenida Edmundo Lima Basto, em Carnaxide, Rua José Afonso, em Carnaxide, Rua 5 de Outubro, em Carnaxide, Avenida Tomás Ribeiro, em Linda-a-Pastora, Rotunda de São Miguel Arcanjo, em Queijas, Rua João XXI, em Queijas, Estrada das Várzeas, em Queijas, Jardim do Murganhal, em Caxias, Largo Alves Redol, em Caxias, Rua António Florêncio dos Santos, em Caxias, Rua Calvet de Magalhães, em Laveiras, Largo 5 de Outubro, em Oeiras, Rua Cândido dos Reis, em Oeiras, Rua Marquês Pombal, em Oeiras, Largo Henrique de Paiva Couceiro, em Oeiras, Rotunda da Quinta do Marquês, em Oeiras, Rotunda do Fonte do Ouro, em Oeiras, Rua Colégio Militar, em Oeiras, Rua Dr. José da Cunha, em Oeiras, Avenida Patrão Joaquim Lopes, em Paço de Arcos, Praceta Dionísio Matias, em Paço de Arcos, Rotunda da Estrada de Paço de Arcos, em Paço de Arcos, Rua Conde de Alcáçovas, em Paço de Arcos, Rua Costa Pinto, em Paço de Arcos, Avenida Sr. Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos, Rua Viscondessa de Santo Amaro, na Pedreira Italiana, Estrada da Ribeira da Lage, na Lage, Largo da República, na Lage, Rua Augusta, em Porto Salvo, Rua Oliveira Martins, em Porto Salvo, Rua Conde de Rio Maior, em Porto Salvo, Rua do Comércio, em Porto Salvo, Rua Firmino Rebelo, em Porto Salvo, Rotunda das Oliveiras, em Porto Salvo, Avenida Santa Casa da Misericórdia, em Porto Salvo, Praça de Talaíde, em Talaíde, Rua Carlos Paião, em Vila Fria, Avenida do Conselho da Europa, em Paço de Arcos,
Outro Edificado – Edifício dos Bombeiros Voluntários, em Barcarena, Centro Cívico Carnaxide, em Carnaxide, Edifício da SIMPS, em Porto Salvo, Edifício dos Bombeiros Voluntários, em Linda Pastora, Marina de Oeiras, em Oeiras.
Era uma vez nos jardins do Marquês – O Natal Entrada Rua do Aqueduto Entrada Largo Marquês de Pombal Paços do Concelho, em Oeiras Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
Interior Palácio Marquês de Pombal – Oeiras + Árvores naturais gigantes interior do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras Adega do Palácio e Celeiro Edifício do Gabinete de Comunicação, em Oeiras Largo Marquês de Pombal, em Oeiras Arcada Rua do Aqueduto, em Oeiras (dos dois lados) Muro Largo Marquês de Pombal Rua do Aqueduto Jardim Palácio Marquês de Pombal – Estrutura de arbustos Pontes Ribeira Fonte das 4 Estações Jardim do Palácio Marquês de Pombal – Árvores naturais Árvore de Natal Entrada Estação Agronómica Nacional



