Sátira à vida de José Sócrates estreia no dia 1 de abril

A estreia nacional da comédia “Sr. Engenheiro – Alegadamente Um Musical”, uma sátira que parte de factos públicos sobre José Sócrates e da realidade político-social portuguesa, está marcada para 1 de abril no Teatro Tivoli BBVA e conta com Manuel Marques no papel de “Sr. Engenheiro”.

A comédia “Sr. Engenheiro – Alegadamente Um Musical” será protagonizada por Manuel Marques. A encenação ficou a cargo de Rui Melo e o texto é da autoria de Henrique Dias, enquanto a música original foi criada por Artur Guimarães.

O espetáculo é descrito como uma farsa satírica que percorre os acontecimentos da vida de José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal, desde a sua infância até ao mediático processo “Operação Marquês”.

Inspirada na realidade política e social portuguesa e em factos públicos da vida do Sr. Engenheiro José Sócrates, a peça segue a tradição da crónica de costumes portuguesa, através de uma abordagem humorística a acontecimentos que já fazem parte do imaginário coletivo nacional.

Com texto e canções originais, “Sr. Engenheiro” é um espetáculo inserido na longa história portuguesa de sátira social — que tem origem em Gil Vicente e se renova em autores como Almeida Garrett e Eça de Queirós, passando pela veia combativa de Guerra Junqueiro e pela caricatura mordaz de Bordalo Pinheiro.

A escolha da data de estreia, 1 de abril — o Dia das Mentiras – não foi inocente, admite a produtora, reforçando que esse espírito provocador da produção, promete conquistar a plateia com humor inteligente, crítica social e momentos musicais inesquecíveis.

Depois de uma temporada em Lisboa, a produção segue para a cidade do Porto, para se apresentar no Coliseu Porto AGEAS entre os dias 14 e 17 de maio.

Quer comentar a notícia que leu?