O secretário de Estado das Pescas e do Mar e o vereador da Câmara Municipal de Oeiras marcam presença no ENIDH Demo Day, integrado na Semana do Mar 2025. A ENIDH é a única instituição de ensino superior portuguesa inteiramente vocacionada para formação de oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do sector marítimo-portuário.
O secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, e o vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, marcaram presença esta quinta-feira, dia 13 de novembro, na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).
A visita decorreu no âmbito do ENIDH Demo Day, uma iniciativa integrada na Semana do Mar 2025 – “Um País, um Oceano, a nossa vocação”, promovida pelo ministério da Agricultura e do Mar, que celebra e reforça a identidade marítima nacional.
O evento, inserido nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, teve como principal objetivo aproximar o público jovem do ensino superior marítimo e das profissões ligadas ao mar, através de experiências práticas e demonstrações interativas que evidenciaram a importância estratégica do setor marítimo para Portugal.
Alunos do secundário “exploraram” o fundo mar e aprenderam a dar nós
Durante a manhã, a ENIDH abriu as suas portas a estudantes do ensino secundário, proporcionando-lhes uma verdadeira imersão no universo náutico, com diversas atividades de divulgação tecnológica e científica.
Entre os principais destaques estiveram as demonstrações no Centro de Simulação Marítima, com experiências interativas de navegação e manobras em simuladores de pilotagem e máquinas, e as atividades práticas promovidas pelo Departamento de Engenharia e Robótica, que incluíram demonstrações de robótica submarina.
Durante esta demonstração, os alunos tiveram a oportunidade de comandar remotamente um ROV (drone submarino) na piscina da ENIDH, manobrando o braço robótico do veículo para tentar recolher um objeto no fundo, experimentando assim, na prática, os desafios da exploração subaquática.
Os visitantes participaram ainda em demonstrações de nós de marinharia, aprendendo e praticando diferentes tipos de nós com cabos — uma tradição essencial na arte da navegação — e assistiram a demonstrações de princípios físicos e químicos associados ao processo de combustão, que evidenciaram os riscos de incêndio a bordo dos navios. Estes exercícios práticos realçaram a perigosidade das poeiras explosivas, das misturas inflamáveis em espaços confinados, bem como os riscos da incompatibilidade entre substâncias, reforçando a importância da segurança marítima.
Importância de promover a literacia do mar
De acordo com a instituição de ensino, a presença do secretário de Estado das Pescas e do Mar e do vereador Pedro Patacho “reforçou o reconhecimento institucional da ENIDH enquanto referência nacional na formação marítima e portuária, sublinhando o papel determinante da escola na promoção da literacia do mar e no desenvolvimento das competências que sustentam a economia azul”.
O mar como pilar do desenvolvimento sustentável
Com iniciativas como o ENIDH Demo Day, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique “reafirma-se como um polo de conhecimento e inovação no setor marítimo, contribuindo ativamente para a valorização do mar enquanto pilar da identidade nacional e motor de desenvolvimento sustentável de Portugal”.
A ENIDH é uma instituição de ensino superior público politécnica, a única escola nacional vocacionada para a formação de oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do sector Marítimo-Portuário.



