SIMAS assinalam o Dia Mundial do Saneamento com reforço da sensibilização

Os SIMAS de Oeiras e Amadora assinalam o Dia Mundial do Saneamento, realizado no dia 19 de novembro, destacando o papel fundamental deste serviço para a vida diária das populações e o equilíbrio ambiental dos dois concelhos.

Em comunicado, a empresa lembra que a gestão eficiente das redes de saneamento é um dos pilares da saúde pública e um contributo determinante para a qualidade de vida local.

Com uma rede de saneamento de 1400 quilómetros que serve mais de 340 mil habitantes, os SIMAS “garantem, diariamente, a recolha e o encaminhamento seguro das águas residuais e pluviais, assegurando o seu encaminhamento adequado e reduzindo impactos ambientais no rio Tejo, linhas de água e zonas costeiras que caracterizam o território”.

Investimento contínuo

Nos últimos anos, a entidade revela que tem vindo a investir de forma contínua na renovação de infraestruturas, na monitorização em tempo real dos sistemas e na eficiência operacional. “Estes investimentos permitem não só aumentar a resiliência do serviço, mas também prevenir ocorrências indesejáveis, minimizar descargas indevidas e responder mais rapidamente a emergências que possam afetar os munícipes”.

Quer comentar a notícia que leu?