A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, a 15 de dezembro de 2025, um voto de pesar pelo falecimento de Ulisses Caetano de Oliveira Machado, aos 94 anos, reconhecido pelo seu relevante contributo para o movimento associativo local e para o desenvolvimento do território.
Ulisses Machado foi presidente do Palmelense Futebol Clube e diretor dos Bombeiros Voluntários de Palmela, onde integrou o corpo ativo. Participou também na Sociedade Filarmónica Humanitária, tendo integrado vários corpos sociais e participado no lançamento do Conservatório Regional de Palmela. Destacou-se ainda nos órgãos diretivos da Associação de Idosos de Palmela, do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela e da Santa Casa da Misericórdia de Palmela.
É, no entanto, especialmente associado à Festa das Vindimas de Palmela, integrando em 1963 o grupo fundador que oficializou a constituição da respectiva comissão, com o objetivo de criar uma festividade que evidenciasse a identidade vitivinícola da região.
Profissionalmente, iniciou-se na empresa de panificação da família, tendo trabalhado como administrativo em empresas do setor vitivinícola, nomeadamente na Adega Cooperativa de Palmela e na José Maria da Fonseca. Posteriormente, foi membro da gerência da Sociedade Panificadora Palmelense e proprietário de uma loja no centro da vila de Palmela.
A comunidade reconhece Ulisses Machado como «um grande palmelão», caracterizando-o pela generosidade, disponibilidade e afabilidade, sempre disposto a partilhar memórias da época em que o associativismo e a união serviram de base para um território vibrante e solidário.
Em 2017, o Município distinguiu-o com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, reconhecendo o seu elevado contributo nas áreas do associativismo e da cidadania.
Na reunião de 15 de dezembro de 2025, a Câmara Municipal lamentou o falecimento de Ulisses Machado e transmitiu as condolências à família, amigos e às várias instituições com as quais colaborou.

