Lidl São Silvestre de Lisboa reúne 15.000 atletas com recordes e presença de ex-recordistas nacionais

A 18ª edição da Lidl São Silvestre de Lisboa decorre a 27 de dezembro, pelas 21h30, na Avenida da Liberdade, com um recorde de 15.000 atletas inscritos. A prova conta com a presença de vários ex-recordistas nacionais dos 10 km e uma elite reforçada, numa corrida preparada para lançar novos recordes pessoais e de percurso.

Entre os principais atletas destacam-se Duarte Gomes (Sporting Clube de Portugal), Isaac Nader, vencedor das duas últimas edições (Sport Lisboa e Benfica), e Samuel Barata (Sport Lisboa e Benfica). Isaac Nader estabeleceu o recorde do percurso em 2024 com a melhor marca nacional até então, 28’03”, e demonstrou bom momento após uma participação decisiva na medalha de prata da estafeta mista no Campeonato da Europa de Corta-Mato. Também Miguel Moreira (Sport Lisboa e Benfica), segundo classificado em Lisboa em 2023 com 28’12”, e Samuel Barata, vencedor em 2021 e 2017, são apontados como principais desafiadores.

A prova apresenta ainda a participação do atleta olímpico espanhol Ignacio Fontes. A organização destaca que a corrida terá uma base rápida, apesar do desafio imposto pela subida ao Marquês de Pombal, e realça que bater o Recorde Nacional português de 27’53”, atual de José Carlos Pinto, não será tarefa fácil. Paralelamente, o cabo-verdiano Samuel Freire e o moçambicano Alex Macuácua procuram superar os recordes nacionais dos respetivos países.

No setor feminino, a vencedora de 2024, Salomé Afonso (Sport Lisboa e Benfica), parte para defender o título num excelente momento de forma, comprovado pela conquista da medalha de prata na estafeta mista do Campeonato da Europa de Corta-Mato e pela vice-campeã europeia nos 1.500 metros em pista curta. O desafio feminino está em aberto para o segundo triunfo da atleta, o que igualaria a contagem de vitórias entre homens e mulheres na prova.

O encontro conta com a participação de seis atletas olímpicos: Isaac Nader, Samuel Barata, Ignacio Fontes, Samuel Freire, Salomé Afonso e Maria Tomé. Outros destaques do quadro competitivo incluem o campeão do mundo dos 1.500 metros Isaac Nader, o bicampeão nacional de estrada e campeão nacional de corta-mato Miguel Moreira, e o campeão nacional de meia-maratona Samuel Barata.

O desafio entre homens e mulheres, na elite, apresenta liderança masculina com oito vitórias contra sete femininas. Em 2025, a elite feminina começa a prova com 4’15” de vantagem sobre a masculina, reflexo da diferença de tempos entre os vencedores de 2024. A expectativa é que a vencedora feminina realize uma marca próxima do recorde do percurso de Jéssica Augusto, obtido em 2010.





A prova integra, igualmente, o desafio “Campeões do Último Quilómetro”, que distingue os atletas masculino e feminino mais rápidos no último quilómetro da corrida, com prémios de voucher no valor de 50 euros. Os melhores tempos até agora registados são 2’24”, por Celso Pinto e Isaac Nader, e 2’39”, por Jéssica Augusto.

Esta edição da Lidl São Silvestre de Lisboa apresenta um crescimento significativo com 15.000 inscritos, superando o anterior recorde de 14.000 em 2024, com uma composição de 39% de senhoras participantes e provenientes de 77 nacionalidades. Desde a sua primeira edição, a prova já reuniu mais de 161.000 atletas.

A prova terá início às 21h30 do dia 27 de dezembro e o pódio está previsto para as 22h30 no mesmo dia. A organização é da HMS Sports, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC Lisboa Cultura, contando com o apoio de diversas entidades e patrocinadores.

Quer comentar a notícia que leu?