Carlos Moedas considera que a gratuitidade dos passes para idosos tem demonstrado “ser um instrumento de inclusão” dos mais idosos na vida da cidade.
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, o prolongamento da gratuitidade do título “Navegante Urbano 3ª Idade”, válido na rede urbana da Carris nas redes urbanas do Metro e da CP, para os anos de 2026 a 2029
A manutenção desta medida, a par da gratuitidade dos passes para jovens até aos 23 anos – ambas implementadas na cidade de Lisboa por Carlos Moedas em 2022 – é justificada pela adesão expressiva de beneficiários nos três anos de vigência.
Os passes gratuitos têm, além do mais, “demonstrado ser um instrumento decisivo para a inclusão dos maiores de 65 anos na vida económica e cultural da cidade e para a promoção da sua coesão social, melhorando o acesso a serviços essenciais, como cuidados de saúde e a rede de apoio social”.
Lisboa na vanguarda social
“Lisboa é das poucas cidades na Europa que têm transportes públicos gratuitos. Com esta medida, na qual fomos pioneiros em 2022 e à qual estamos agora a dar continuidade, queremos dar um sinal muito claro da aposta que estamos a fazer na descarbonização da cidade, na transição climática, na qualidade do ar e na redução do tráfego automóvel”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Esta é uma proposta importantíssima, que se traduziu já num relevante reforço da utilização dos transportes públicos na nossa cidade, pelos mais jovens e pelos mais idosos”, acrescentou Carlos Moedas.





