Mercadona atribui mais uma semana de férias e mais um vencimento a todos os trabalhadores

    A Mercadona vai aumentar o período de férias em mais uma semana para os 110.000 trabalhadores da empresa, dos quais 7.500 em Portugal, passando de 24 dias para 29 dias úteis de férias por ano. Ao abrigo do reconhecimento do empenho e bons resultados dos trabalhadores, a direção decidiu ainda retribuir o esforço com a atribuição de um salário extra.

     A decisão foi aprovada pelo Comité de Direção da Mercadona e entrará em vigor em 2026 em Portugal e Espanha. Este aumento representa uma melhoria significativa na jornada anual dos trabalhadores com o objetivo de que “todos aqueles fazem parte da Mercadona estejam 100% comprometidos e satisfeitos”, explica o retalhista.

    Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Mercadona vai distribuir por todos os trabalhadores, no próximo mês de março, uma gratificação extra no total de 280 milhões de euros, correspondente a um salário mensal.

    Com esta decisão, “a empresa reconhece também o esforço individual e coletivo da sua extraordinária equipa, pilar fundamental para alcançar, ano após ano, resultados magníficos em produtividade, eficiência e gestão”.

    “Com o objetivo de continuar a consolidar um modelo pioneiro no seu setor para a conciliação entre vida profissional e familiar, com empregos estáveis e de qualidade”, o acréscimo desta semana extra de férias terá um custo de 100 milhões de euros que, somados aos 280 milhões de euros da gratificação extra, correspondente a um mês de salário, elevam o impacto total das medidas aprovadas pelo Comité de Direção para 380 milhões de euros.

    Trabalhadores portugueses recompensados

    Em Portugal, onde a empresa conta com 7.500 trabalhadores, o investimento nestas duas medidas é de, respetivamente, 4 milhões de euros e 11 milhões de euros.




    A empresa está convencida de que, com estas iniciativas, “contribuirá também para reforçar a sua competitividade e liderança, porque quanto mais se investe nos trabalhadores, maior é o retorno que se obtém”.

    Estas medidas, reforça a companhia, são fruto dos “ótimos dados de 2025, ano em que a empresa, após aumentar os salários em 8,5%, obteve excelentes resultados em termos de produtividade, eficiência e melhorias na gestão”.

    Quer comentar a notícia que leu?