O Município de Loures manifestou o seu descontentamento pelo afastamento da atual administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, tendo tido conhecimento desta decisão unicamente através da comunicação social, no dia 31 de dezembro de 2025.
Em comunicado, a autarquia expressa o reconhecimento à Presidente do Conselho de Administração, Dra. Rosa Matos, e a toda a equipa que integrou a direção, destacando a relação de proximidade, cooperação e diálogo mantida em benefício da população.
A ULS de São José assegura desde a sua criação a prestação de cuidados de saúde na zona oriental do concelho de Loures, abrangendo os cuidados primários e hospitalares, nomeadamente através do Hospital de São José.
O Município de Loures considerou igualmente lamentável que esta decisão tenha sido tomada sem qualquer consulta prévia aos municípios, que, de acordo com a legislação em vigor, são responsáveis pela gestão dos equipamentos de saúde e devem ser ouvidos na constituição dos conselhos de administração das ULS, incluindo na indicação de um dos seus membros.
A autarquia reafirma a importância do respeito pelo princípio da cooperação institucional e pelo papel dos municípios na intervenção do Serviço Nacional de Saúde, salientando ainda que esta cooperação é especialmente relevante em matérias que impactam diretamente as respostas de saúde prestadas à população.


