O Mercado Municipal de Oeiras acolhe, nos dias 13 e 14 de dezembro, a quarta edição do evento Natal no Mercado, promovido pela associação Oikos e pelo seu negócio social SmartFarmer, em parceria com o Município de Oeiras.
Durante dois dias, o Mercado transforma-se num espaço dedicado à comunidade, criatividade e solidariedade, com mais de 40 expositores que apresentam artesanato local, produtos regionais e gourmet, cerâmica, decoração de Natal, acessórios, peças sustentáveis e sugestões de presentes únicos criados por artesãos e produtores locais.
A programação destina-se especialmente às famílias e inclui actividades gratuitas realizadas no 1.º piso, na Sala de Actividades, com inscrição obrigatória devido ao limite de vagas. Dentre as oficinas destacam-se a escrita e decoração da carta ao Pai Natal, a confecção e decoração de bolachas, workshops de costura para criar botas ou sacos de Natal, produção de velas artesanais com aroma natalício, e uma oficina de cerâmica para criar decorações para a árvore de Natal.
O programa integra também contos de Natal para todas as idades, realizados pela Livraria GATAfunho, um workshop culinário “Mãos na Massa!” que permite preparar e degustar entradas de Natal, e atuações musicais, incluindo a do (In)Temporal Chorus. A visita do Pai Natal está marcada das 15h00 às 18h00 nos dois dias, complementada por pinturas faciais que decorrem sábado das 15h00 às 20h00 e domingo das 10h00 às 20h00.
O Natal no Mercado 2025 propõe-se como uma experiência de Natal que privilegia a proximidade, o apoio ao comércio local e a valorização da criatividade e sustentabilidade, consolidando-se como um evento que une a comunidade numa celebração cultural e festiva.





