O navegante® Empresas, solução digital para a gestão de passes de transporte público destinada a organizações da área metropolitana de Lisboa, conquistou o prémio internacional “Best Customer Service” nos Calypso Awards 2025, atribuídos em Paris.
Os Calypso Awards são promovidos anualmente pela Calypso Networks Association (CNA), organização internacional sem fins lucrativos que promove normas abertas para sistemas de bilhética interoperáveis, seguros e centrados no utilizador. Estes prémios valorizam projetos inovadores que impulsionem a transformação digital da mobilidade, aprimorem a experiência do passageiro e fomentem práticas de eficiência e sustentabilidade.
A distinção recebida destaca o compromisso do navegante® Empresas com a excelência, nomeadamente através de uma operação contínua, processos simplificados e uma experiência digital que facilita o acesso ao transporte público para empresas e trabalhadores. O prémio reconhece também o serviço de apoio ao cliente exclusivo que acompanha a solução.
Lançado pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) com o intuito de promover deslocações mais sustentáveis e simplificar a gestão dos benefícios de transporte, o navegante® Empresas permite às organizações adquirir, atribuir e gerir passes de transporte público de forma totalmente digital. Cerca de 500 empresas já aderiram, com mais de 12.000 carregamentos realizados mensalmente.
Além do impacto positivo na mobilidade sustentável, a plataforma oferece vantagens fiscais às empresas, que podem deduzir 150% do valor dos passes oferecidos aos trabalhadores no lucro tributável, incentivando diretamente a descarbonização das deslocações.
O navegante® Empresas é considerado um instrumento estratégico para políticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
Este é o segundo prémio alcançado pelo navegante® Empresas em 2025, depois da distinção nos Prémios de Sustentabilidade, na categoria de Transformação Digital em Sustentabilidade.
Este novo reconhecimento “reforça a ambição de continuar a melhorar a experiência das empresas e dos trabalhadores, promovendo um futuro mais sustentável para as deslocações urbanas”, destaca a Transportes Metropolitanos de Lisboa.





