A trágica história de amor entre Romeu e Julieta, de William Shakespeare, é um clássico da literatura que todas as gerações já sabem de cor. Mas a nova produção da UAU, “Rosaline, a ex do Romeu“, prepara-se para surpreender o público com uma nova “versão” desta história de amor intemporal.
Entre encontros e desencontros, este novo musical coloca os holofotes em Rosaline, uma personagem brevemente mencionada no clássico original, a primeira paixão de Romeu e, para complicar, prima de Julieta. De Rosaline sabe-se pouco, muito pouco. Apenas que, afinal, havia (este) amor antes de Julieta.
Com texto e encenação de Renato Arroyo, esta comédia romântica musical conta a estória por trás da história e desvenda que, afinal, o amor que deixa os românticos a suspirar… não é bem aquilo que se sabia sobre o amor fatal de Romeu e Julieta.
“Sou suspeito, mas acredito mesmo que estamos a construir algo especial. Rosaline consegue chegar tanto a quem vive e respira musicais como a quem costuma fugir deles, e isso, para mim, é a sua maior força”, afirma Renato Arroyo, o encenador do musical.
O novo musical original da UAU conta com música original de Miguel Amorim (compositor de musicais como Severa, Laura e Fátima de Filipe La Féria) e Filipe de Albuquerque, e apoio à criação de Inês Branco e João Albuquerque Alves.
O compositor Miguel Amorim acrescenta: “Sentimos que esta é uma oportunidade rara: criar algo especial, mas sobretudo algo que fazia falta. Há uma verdade nestas músicas que nos guia desde o primeiro dia.”
“A ideia sempre foi criar algo novo, algo fresco. E ver as reações de quem ouve estas canções pela primeira vez, não tem preço. É a prova de que estamos a tocar em algo genuíno”, acrescenta Filipe de Albuquerque, compositor e letrista.
Amores imperfeitos
Em “Rosaline, a ex do Romeu”, o que começa como uma tentativa desastrada de separar o casal mais icónico da literatura, transforma-se numa jornada inesperada de autodescoberta e amor-próprio que vem provar que existem sempre dois lados de cada história, e que nem sempre o que parece perfeito é, de facto, verdadeiro, anota a produtora.
A partir de 9 de setembro, a história de Rosaline chega ao Auditório dos Oceanos (Casino Lisboa), onde vai estar em cena no último trimestre de 2026. Os espetáculos vão decorrer de quinta a sábado às 21h; e sábado e domingo às 16h.
Os bilhetes para “Rosaline, a ex do Romeu” já estão à venda em ticketline.pt e nos locais habituais.





