Oeiras está focada no futuro

Os jovens portugueses sentem que não têm bases para entender o que está por trás do discurso político e, por isso, a Câmara Municipal de Oeiras realiza várias atividades que motivam e incentivam os jovens a interessarem-se pela promoção dos valores democráticos. Num curto espaço de tempo, a edilidade promoveu a Cop Oeiras Valley e o Dia da Democracia. Este é um dos temas desta edição impressa de Olhar Oeiras que, entre outros temas, fala da tomada de posse do reeleito presidente da autarquia e do Orçamento para 2026.

Num momento em que as democracias são testadas em todo o mundo, torna-se necessário educar os mais jovens acerca do “combustível” que sustenta qualquer sistema democrático: o interesse e participação cívica dos cidadãos, defende a Câmara Municipal de Oeiras que, num curto espaço de tempo, organizou iniciativas de promoção dos valores democráticos entre a comunidade juvenil: a “Cop Oeiras Valley” e o “Dia da Democracia”.

Embora os jovens apresentem taxas elevadas de abstenção em atos eleitorais convencionais, o “desinteresse” é frequentemente uma questão de forma e não de conteúdo. Muitos jovens estão afastados das instituições tradicionais, mas ativos em causas sociais e digitais. Para combater essa alienação política dos (uma verdade de La Palisse), a autarquia oeirense teve a coragem, antes que seja tarde demais, de os “aproximar” das realidades políticas/diplomáticas internacionais (“Cop Oeiras Valley”) para debaterem, numa “cimeira juvenil” da ONU, os problemas que estão na ordem do dia da agenda mundial.

Passados alguns dias, a autarquia organizou, na escola secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, a terceira edição do “Dia da Democracia”, onde os alunos das escolas secundárias puderam ouvir as propostas dos candidatos presidenciais Gouveia e Melo, António José Seguro, Luís Marques Mendes, Cotrim de Figueiredo, Catarina Martins, Jorge Pinto, André Ventura, André Pestana e Joana Amaral Dias.

Nesta edição impressa de Olhar Oeiras (já disponível para download) também se noticia a tomada de posse do reeleito presidente da Câmara, Isaltino Morais, que reforçou o seu compromisso em continuar a transformar o concelho num território moderno, solidário, inovador e com uma visão focada no futuro.




No mesmo sentido vai a entrevista realizada a Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, também reeleito, e que diz estar focado no futuro, como Isaltino Morais.

A eleição de Francisco Rocha, vice-presidente da Câmara de Oeiras, para presidente do Conselho de Administração do SIMAS de Oeiras e Amadora e a aprovação do orçamento de 2026 da autarquia de Oeiras e o reforço de verbas para o aquecimento dos mais vulneráveis são também temas que constam ainda deste jornal Olhar Oeiras.

Descarregue e leia a edição impressa Olhar Oeiras - Dezembro 2025 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?