Os utilizadores de transporte público passam a poder validar viagens com o telemóvel

Em janeiro, os utilizadores de transporte público passam a poder validar viagens com o telemóvel através do navegante® mobile, o novo cartão digital. Depois de uma fase de testes com utilizadores reais, iniciada em setembro de 2025, que teve uma receção muito positiva, o navegante® mobile é agora disponibilizado ao passageiro. A nova versão da App será disponibilizada nas stores iOS e Android durante os próximos dias.

 Numa fase inicial, a nova funcionalidade estará disponível apenas para os utilizadores da Carris Metropolitana, os únicos operadores que, para já, dispõem da tecnologia necessária para aceitar validações por telemóvel. A previsão é que os restantes operadores entrem gradualmente durante o primeiro trimestre de 2026, à medida que forem asseguradas as condições técnicas.

O próximo ano ficará marcado por esta inovação há muito aguardada. O navegante® mobile representa uma mudança significativa na forma como os passageiros utilizam o transporte público, dispensando o cartão físico e simplificando a experiência de viagem.

Navegante empresas em teste piloto

Paralelamente, a App navegante® empresas entra numa fase de testes piloto, reforçando a digitalização da gestão de passes no contexto empresarial.

A grande novidade a ser testada será o acesso ao passe sem necessidade de carregamento. Tratando-se de uma solução que funciona em pós-pago, dispensa a necessidade da ação de carregamento do passe, já que este fica automaticamente carregado no cartão digital, através de uma autorização concedida pela empresa.

Nesta fase piloto, duas empresas irão testar o navegante® mobile na validação dos passes dos seus trabalhadores, permitindo que utilizem o telemóvel para validar as viagens na Carris Metropolitana. O objetivo é avaliar o funcionamento da solução em ambiente empresarial, tanto ao nível da experiência do utilizador como dos processos de gestão internos associados.




O navegante® Empresas foi desenvolvido para simplificar a gestão de passes e benefícios de mobilidade, oferecendo às organizações maior eficiência, menos processos físicos e uma experiência totalmente digital.

As Apps navegante como hubs de mobilidade

A evolução do navegante® mobile insere-se numa estratégia mais ampla de transformação digital das Apps navegante® e navegante® Empresas, que já funcionam como verdadeiros hubs de mobilidade para os utilizadores de transporte público.

Através da App navegante®, é possível atualmente, carregar o passe, consultar informação sobre títulos e serviços, ativar descontos para jovens e pedir o cartão navegante com entrega em casa.

Com esta nova fase, as Apps passam também a permitir a criação de uma conta My navegante, onde os utilizadores podem consultar e gerir os seus dados, rever consentimentos e ativar o cartão navegante® mobile, que possibilita a validação de viagens diretamente com o telemóvel.

Esta centralização de serviços reforça o papel das Apps navegante® como ponto único de acesso à mobilidade, simplificando processos, reduzindo a dependência de canais presenciais e oferecendo uma experiência digital integrada.

Ao longo de 2026, está prevista a expansão gradual da validação por telemóvel aos restantes operadores de transporte, possibilitando que a utilização digital se estenda a toda a área de abrangência do passe navegante® metropolitano.

Com o navegante® mobile a experiência de utilização do transporte público entra numa nova fase, mais simples, digital e alinhada com as necessidades dos utilizadores e das organizações.

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