Projeto “SeaWatch” salvou 72 pessoas em 2025

O projeto de vigilância costeira, denominado “SeaWatch”, relativo à época balnear de 2025, registou o salvamento de 72 pessoas, 173 assistências de primeiros socorros e participou em 13 buscas de crianças perdidas com sucesso, reforçando novamente a segurança nas praias portuguesas. Nos 15 de existência desta iniciativa, já foram resgatadas das garras da morte perto de 2000 vidas.

Com 15 anos de existência, “o projeto SeaWatch continua a marcar a diferença na segurança das praias portuguesas. Mais do que uma iniciativa sazonal, representa uma aliança de longo prazo” entre o Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e o grupo SIVA|PHS (Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA, que atualmente integra a Porsche Holding Salzburg , o maior distribuidor automóvel Europeu, em prol “da vigilância costeira em zonas tradicionalmente sem nadadores-salvadores permanentes — salvando vidas, prevenindo acidentes e promovendo boas práticas junto dos banhistas”, refere Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen veículos comerciais.

Segundo o mesmo responsável, durante o período balnear, de 1 de maio a 31 de outubro, este projeto de vigilância costeira (e de praias fluviais) registou 72 salvamentos, 173 assistências de primeiros socorros e 13 buscas bem-sucedidas de crianças perdidas.

“Estes números refletem o sucesso sustentado de uma colaboração que, ao longo de 15 anos, já permitiu contabilizar um total de 1 939 vidas salvas, 4 225 assistências de primeiros socorros e 370 buscas concluídas com sucesso – um contributo inestimável para a segurança balnear em Portugal”.

Vigilância começou na Páscoa

Com o objetivo de assegurar uma cobertura mais ampla e preventiva das zonas costeiras, a operação deste ano iniciou-se mais cedo, com uma mobilização especial durante a Páscoa. Ao longo da época balnear, contou com uma frota de 36 viaturas Volkswagen – 34 Amarok e 2 ID. Buzz –, que reforçaram a vigilância em zonas balneares com menor cobertura de nadadores-salvadores.




As viaturas, devidamente equipadas com material de salvamento e suporte básico de vida, foram conduzidas por militares da Marinha ao serviço da Autoridade Marítima Nacional, desempenhando um papel essencial nas operações de prevenção e resposta rápida.

Ricardo Vieira sublinha que “os resultados de 2025 demonstram o valor e a importância da parceria de longo prazo entre o ISN e a Volkswagen veículos comerciais. Cada vida salva e cada assistência prestada confirma que a cooperação entre instituições e empresas pode fazer a diferença na nossa sociedade.”

Mais do que uma iniciativa sazonal, o projeto representa “uma aliança de longo prazo entre a SIVA|PHS, através da Volkswagen Veículos Comerciais, e o ISN, em prol da segurança de todos os que escolhem o mar como destino de lazer”.

Para o gestor, “o projeto mantém-se como um exemplo de compromisso com a segurança balnear, a mobilidade fiável e a responsabilidade social corporativa, contando com o apoio fundamental de parceiros estratégicos como a Volkswagen Financial Services, a BP Portugal e a Ageas Seguros”, que asseguram, respetivamente, o financiamento, o combustível e o seguro automóvel das viaturas – tornando possível a operação permanente e eficaz da frota SeaWatch em todo o território nacional.

Quer comentar a notícia que leu?