Prova de atletismo escolar juntou 700 participantes em Carnaxide

Prova de corta-mato do Agrupamento de Escolas de Carnaxide, realizada hoje manhã, bateu todos os recordes de participação, reunindo de 700 alunos, que mostraram os seus dotes atléticos nas ruas da freguesia. 

Entre o alvoroço matinal no espaço exterior do Centro Cívico de Carnaxide, Rodrigo Vicente, de 8 anos, destaca-se pela sua calma e ponderação. Está sentado na mesa onde estão depositadas as medalhas que irão premiar os melhores atletas da prova da tradicional prova de corta-mato urbano das Escolas do Agrupamento de Carnaxide.

Apoiado numas muletas, vai falando com alguns colegas sobre a sua condição de atleta lesionado, com direito a ser ele o elemento que porá as medalhas no pescoço dos campeões de palmo e meio.

Rodrigo partiu uma perna num treino em que se preparava para o cross, assumindo algum desconforto por não poder participar na prova, realizado hoje de manhã pelas ruas de Carnaxide. Mas acrescenta que está a torcer para que algum dos seus amigos vença a corrida. “Até estou feliz porque pode ser que algum amigo da escola ganhe”, refere, com fair-play.

A prova, na sua décima edição, reuniu cerca de 700 crianças e adolescentes do Agrupamento de Escolas de Carnaxide e envolveu uma logística que contou com os docentes do Agrupamento, a junta da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, a PSP e os Bombeiros de Carnaxide.

Atletas com pergaminhos

O diretor do Agrupamento, António Seixas, refere que a iniciativa começou por ser uma prática interna das escolas, mas que, posteriormente, foi pensada para transladar a prova para a via pública.




A atividade faz parte do Plano Anual de Atividade do Agrupamento, que tem como objetivo selecionar os três melhores atletas de cada escalão deste Agrupamento para posteriormente participarem nas várias fases da competição até chegarem ao campeonato nacional de corta-mato (local, regional, distrital e, por último, nacional).

António Seixas revela que os atletas do Agrupamento “têm sido sempre apurados” para as diversas competições que levam até campeonato nacional.

Em paralelo, é também objetivo fomentar a prática desportiva entre a comunidade escolar, no âmbito do deporto escolar em vigor no Agrupamento.

Comemoração do 40º aniversário da Escola Camilo Castelo Branco

A prova deste ano foi alargada ao primeiro ciclo, incluindo pela primeira os participantes vindos da Escola de Valejas, teve “a maior participação de sempre”, com 700 atletas, distribuídos pelos vários escalões etários, a disputarem a corrida nas vias de Carnaxide.

António Seixas considera que esta iniciativa “é a grande festa do desporto escolar” na freguesia, sendo também, em simultâneo, a celebração dos 40 anos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

“Este ano, temos uma razão dupla para festejar”, justifica o diretor do Agrupamento de Escolas de Carnaxide.

Quer comentar a notícia que leu?