Carla Salsinha toma posse para um novo mandato na UACS

A liderança reeleita de Carla Salsinha na União de Associações do Comércio e Serviços inicia um novo ciclo de trabalho. A dirigente associativa defende que é seu objetivo continuar a modernizar o comércio, reforçar o associativismo empresarial e promover medidas de apoio às empresas portuguesas.

A União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) vai realizar no hoje, dia 12 de janeiro, em Lisboa, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais eleitos para o triénio 2026-2029, liderados por Carla Salsinha, que volta a vencer as eleições e reforça a sua posição enquanto primeira mulher a presidir à mais antiga casa do comércio em Portugal.

A UACS prepara-se para empossar os seus órgãos sociais para o mandato 2026-2029 numa sessão solene agendada para segunda-feira, 12 de janeiro, às 17h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa. A cerimónia será conduzida pela presidente da Mesa da Assembleia Geral e contará com a presença de associados, representantes institucionais e parceiros do setor do comércio e serviços.

Perante um contexto económico exigente e de profunda transformação do setor, a liderança reeleita de Carla Salsinha inicia um novo ciclo de trabalho “com o objetivo de continuar a modernizar o comércio, reforçar o associativismo empresarial e promover medidas de apoio às empresas portuguesas”, refere a associação em comunicado.

Carla Salsinha, a primeira mulher presidente da Associação, volta a merecer a confiança maioritária dos associados, renovando o mandato que já havia conquistado anteriormente. Desde que assumiu funções, tornou-se uma figura central na defesa do comércio local e na valorização do papel económico dos comerciantes e empresários de serviços.

Este mandato assume um simbolismo acrescido por coincidir com as comemorações dos 155 anos da UACS, fundada em 1870.

Um século e meio de história

Ao longo de mais de um século e meio, a instituição tem sido a voz representativa de milhares de empresários, com especial incidência na região de Lisboa, desempenhando um papel histórico no diálogo com sucessivos governos e autarquias.

A cerimónia de tomada de posse reunirá também a mesa da assembleia geral e o conselho fiscal eleitos, completando assim a estrutura de governação da associação. Espera-se a presença de várias entidades ligadas ao desenvolvimento económico, reforçando a importância da UACS como interlocutor privilegiado do setor.

Com a sessão de 12 de janeiro, ficará formalmente inaugurado o período 2026-2029, durante o qual Carla Salsinha e a sua equipa pretendem aprofundar o trabalho desenvolvido, promovendo “maior proximidade aos associados e afirmando a UACS como facilitadora ativa da inovação empresarial em Portugal”, conclui a UACS.

Quer comentar a notícia que leu?