Carnaxide reforçou investimentos em 2025

O território de Carnaxide e Queijas foi alvo de vários investimentos municipais e da junta de freguesia. Inigo Pereira sustenta que o ciclo de crescimento da União de Freguesias vai continuar, defendendo com uma atenção especial a manutenção de os dois mercados em funcionamento. Entre as várias empresas e instituições que se instalaram no território, destaca-se a vinda da Fundação Real Madrid, que vai promover o desporto com fair play de braço dado com a Escola de Boxe António Ramalho.

O nosso jornal realizou uma reportagem de fundo sobre o Mercado de Carnaxide e o Mercado de Queijas. Com realidades distintas, os comerciantes de ambos os espaços mantêm-se em uma luta acesa pela sobrevivência face à mudança dos hábitos de consumo dos fregueses e à concorrência “desleal” das grandes superfícies.

O presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, defende que a autarquia tem feito tudo para não deixar cair os mercados de Carnaxide e Queijas. O presidente de junta revela que a CMO tem previsto investir 2 milhões de euros para reabilitar o Mercado de Carnaxide. Mas alertou que os comerciantes têm de saber promover a qualidade diferenciada dos seus produtos na internet, para conquistarem novos clientes.

Uma outra situação que marcou 2025 em Carnaxide a Queijas foi a reeleição de Inigo Pereira, que foi formalmente empossado como presidente reeleito da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. O autarca anunciou várias novidades para o território, como a instalação da primeira escola de futebol do Real Madrid em Portugal na união de freguesias, mas também a apresentação de um plano para rentabilizar o Mercado de Carnaxide e a criação de um gabinete de enfermagem na Outurela.

A tomada de posse do executivo e da assembleia de freguesia da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas marcou o início de mais um mandato autárquico do presidente da UFCQ, Inigo Pereira, que foi reeleito integrando o movimento “Isaltino Inov” em Carnaxide e Queijas.

Escola do Real Madrid

O Centro de Enfermagem de Queijas, um gabinete de saúde localizado no Mercado de Queijas e que tem como objetivo prestar cuidados de saúde primários a quem não queira engrossar as longas filas de espera dos centros de saúde, vai ser replicado na localidade de Outurela. “Iremos abrir uma nova unidade de enfermagem, na Outurela, em parceria com o projeto Família Global, uma iniciativa já em curso”.





O autarca apresentou uma novidade assinalável, que ainda dará muito que falar. O todo-poderoso Real Madrid vai criar a sua primeira escola de futebol em território nacional. Este investimento será feito nesta União de Freguesias, ficando para já no segredo dos deuses a localização exata desta academia e os pormenores saídos das negociações entre o clube espanhol e as autoridades municipais.

“Vamos continuar a apoiar as nossas associações locais. Não só através dos apoios financeiros, mas também da nossa influência junto da Câmara e de outras entidades. Ainda não posso revelar pormenores, mas digo apenas o seguinte: O Real Madrid vai abrir a primeira escola de futebol em Portugal e essa escola vai ficar localizada na nossa união de freguesias de Carnaxide e Queijas. A vinda desta escola de futebol foi potenciada por mérito de uma associação local, mas também por mérito da nossa intervenção. Vai ser algo de muito positivo e vai potenciar ainda mais o nosso concelho e a nossa união de freguesias”, revelou.

Volvidas algumas semanas, o nosso jornal apurou que a Escola do Real Madrid iria ficar sedeado na Escola de Boxe António Ramalho, na Outurela. Em entrevista ao “OC”, mestre Ramalho mostrou-se orgulhoso pela escolha do clube espanhol ter recaído na sua instituição desportiva e de ensino, afirmando que ambos os clubes partilham dos mesmos valores éticos e de apoio aos mais desfavorecidos.

A cerimónia da entrega das chaves das casas do Alto da Montanha foi outro acontecimento que marcou o ano transacto. A entrega de casas ficou também marcada pelas críticas veementes de Isaltino Morais ao impasse na lei dos solos. O autarca considerou que foi essa lei que precipitou a queda do Governo de Montenegro. O primeiro-ministro e o autarca concordaram que a cristalização da lei dos solos vai prejudicar o acesso dos mais necessitados ao direito de terem uma habitação condigna.

Santuário de N. Sra da Rocha de portas abertas

A inauguração das obras de requalificação do Santuário de Nossa Senhora da Rocha, assim como do polidesportivo do Bairro da Cheuni e a vida, em Carnaxide, do tenor Carlos Guilherme, são alguns dos temas que marcaram 2025.

A implementação de estratégias de revitalização, como a reabilitação de edifícios, a diversificação de produtos e serviços, e a promoção de eventos, com o objetivo de atrair novos clientes e manter viva a tradição destes, foram outras situação que marcaram a agenda da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Inigo Pereira “fala” do Polidesportivo de Cheuni, em Queijas, que tem uma nova cara e está pronto para receber a energia e o entusiasmo de quem procura um espaço para praticar desporto. Após um período de renovação, o equipamento foi oficialmente inaugurado na manhã de 11 de julho, numa cerimónia marcada pelo simbolismo e participação da população.

A inauguração do renovado parque de estacionamento do Centro Cívico de Carnaxide, que aumentará a oferta de estacionamento daquela zona com mais 196 lugares. A requalificação deste parque, uma obra que custou perto de meio milhão de euros, conta ainda com um centro de operações – que pode ser utilizado como gabinete de crise –, um gabinete de atendimento ao cliente, balneários e copa que ficam à disposição dos trabalhadores da Parques Tejo.

Todas as presidências de juntas de Oeiras

Contudo, o grande facto que Carnaxide e Queijas viveram em 2025 foi, sem dúvida, o movimento “Isaltino Inovar Oeiras 25” ter sido o grande vencedor nas eleições autárquica. Para além de ter conseguido o reforço da maioria absoluta na Câmara, conquistando nove mandatos, pulverizou as outras forças políticas na disputa eleitoral pelas juntas de freguesia do concelho. Todos os candidatos deste movimento venceram as eleições próprias para as juntas de freguesia do concelho.

As eleições do dia 12 de outubro reforçaram a ligação de Isaltino Morais ao poder local nas cinco freguesias do concelho. Os decisores do movimento foram a jogo com os três candidatos que já haviam vencido eleições – Madalena Castro, Inigo Pereira e Bárbara Silva — e dois novos nomes: Jorge Delgado e António Lopes da Costa. Os candidatos que se apresentaram com as cores “verdes”, do movimento “INOV25”, conquistaram todas as presidências das juntas de freguesia.

Houve a reeleição de repetentes, como Madalena Castro, Inigo Pereira e Bárbara Silva, mas também o despontar de novos nomes no xadrez político concelhio, como António Lopes da Costa, que conseguiu uma vitória expressiva na primeira vez que disputa umas eleições, bem como Jorge Delgado, que também conseguiu eleger 8 dos 13 lugares em disputa na Assembleia de Freguesia local.

Descarrega e leia a edição impressa Olhares de Carnaxide e Queijas - Dezembro 2025 no seu computador ou eqipamento móvel

 

Quer comentar a notícia que leu?