A Égide – Associação Portuguesa das Artes inaugura o ciclo de programação musical de 2026 no Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, com o recital “Rompa el aire en suspiros”, no dia 31 de janeiro, pelas 19h00.
O concerto será conduzido por Maria Bayley, que interpretará harpa barroca, cravo e canto numa viagem musical que atravessa afetos intemporais, do desejo à dor, ao silêncio e à devoção, integrando o ciclo “Habitar o Tempo” e o subciclo “Trans_tempo”.
O espectáculo apresenta um repertório composto por obras dos séculos XVII e XVIII, com música de compositores ibéricos e europeus, incluindo Emanuele Rincón de Astorga, Sebastián Durón, Claudio Monteverdi, Lorenzo Romero, Henry Purcell, Juan García de Salazar e Juan Hidalgo.
Maria Bayley iniciou os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo estudado cravo com Cristiano Holtz e canto com Elsa Cortez. Detém uma licenciatura e mestrado em Cravo, além de mestrados em Teclados Medievais e Renascentistas, Canto e Teoria da Música Antiga. Apesar da especialização em cravo, escolheu a harpa barroca como segundo instrumento nos seus estudos avançados.
A Égide é uma organização dedicada à promoção da riqueza cultural portuguesa e dos seus artistas, tendo como missão apoiar iniciativas culturais, artísticas, educativas e sociais, posicionando-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e talentos nacionais.
O concerto no Convento de São Pedro de Alcântara terá bilhetes disponíveis online nos locais habituais.



