Início Área Metropolitana de Lisboa Fundação EDP apoia 23 instituições com donativos para viaturas elétricas no programa...

Fundação EDP apoia 23 instituições com donativos para viaturas elétricas no programa Mobilidade Solidária 2025

0
8

A Fundação EDP apoia 23 instituições sociais em todo o país na edição de 2025 do programa Mobilidade Solidária, que pretende impactar em média 22 mil pessoas. Os donativos, no valor de 15 mil euros por instituição, destinam-se à aquisição de viaturas 100% elétricas e outros equipamentos relacionados com mobilidade elétrica.

Esta iniciativa permite que as instituições reforcem a sua intervenção junto de pessoas vulneráveis, como o acompanhamento de idosos e pessoas com necessidades especiais a consultas médicas, rastreios de saúde móveis para sem-abrigo e dependentes, apoio domiciliário a idosos e distribuição de bens essenciais a famílias em situação de carência.

Martim Salgado, do Social Impact Coordination Office Social & Foundations da EDP, afirma: “Com o programa Mobilidade Solidária reforçamos a capacidade operacional do setor social no caminho para uma transição energética justa. Ao apoiar a adoção de viaturas elétricas aumentamos eficiência, reduzimos custos estruturais e damos às instituições mais autonomia para servir melhor as comunidades. Impacto ambiental e impacto social não competem. Quando bem desenhados potenciam-se mutuamente.”

O processo de candidaturas incentivou propostas conjuntas, promovendo parcerias e cooperação institucional para maximizar a utilização dos veículos e estimular a partilha de recursos como boa prática de gestão.

Lançado em 2022, o Mobilidade Solidária visa apoiar a transição para a mobilidade elétrica no setor social, reduzindo custos operacionais, ampliando o alcance das respostas sociais e contribuindo para a descarbonização do território. Desde o início, 20 IPSS beneficiaram do programa, estimando-se que percorreram 207 868 km elétricos, evitaram 27 toneladas de CO₂ e impactaram diretamente 6 871 beneficiários, com uma poupança média anual de 1 200 euros por instituição.

Em 2025, os projetos apoiados abrangem instituições localizadas em Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Entre as instituições beneficiadas contam-se a Agência Piaget para o Desenvolvimento – APDES, Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro, AAJUDE – Associação de Apoio à Juventude Deficiente, Associação Reformers, Associação de Turismo de Aldeia, CERCIPENICHE, Cáritas Arquidiocesana de Évora, Centro Social e Paroquial de Sousela, Associação de Beneficência Luso-Alemã, CECD Mira Sintra, Santa Casa da Misericórdia de Venda do Pinheiro, Centro de Solidariedade Social Padre José Filipe Rodrigues, QUERCUS Associação Nacional de Conservação da Natureza, ADICE, Fios e Desafios, Santa Casa da Misericórdia de Pombal, APPACDM de Coimbra, Casa do Povo de Palmela, Beira Serra – Associação de Desenvolvimento e Fundação Laura Santos.

Quer comentar a notícia que leu?