Gentes serranas cantaram as janeiras a Lisboa

O Dia de Reis começou com uma tradição na baixa de Lisboa. As gentes serranas do Grupo e Rancho da Casa de Castro Daire , cantaram as janeiras, num evento que “desde o primeiro ano é um grande sucesso”. Como disse Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa “celebrámos o Dia de Reis na Praça do Município. Cantaram-se as janeiras e comeu-se o típico bolo-rei.

O Dia de Reis, 6 de janeiro, celebrou-se, mais uma vez, em Lisboa com uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Lisboa Cultura e a União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), onde não faltou o tradicional canto das Janeiras. A celebração contou, ainda, com um bolo-rei, com 60 metros e cerca de 110 quilos, confecionado pela equipa do chef Vítor Sobral , partilhado com os lisboetas presentes.

O presidente da CML, Carlos Moedas, destacou a importância da data como um momento de união e celebração, “Um momento de partilha com a cidade”, sublinhando o simbolismo do Dia de Reis como o encerramento das festividades natalícias.

Carlos Moedas, que fez agradecimentos especiais a Carla Salsinha, da UACS, a Carlos Moura, da ARESP, aos responsáveis da Casa do Concelho de Castro de Aire e à Associação Dinamização da Baixa Pombalina, lembrou que a identidade de Lisboa é feita pelos seus habitantes, provenientes de todas as regiões do País que, com o seu trabalho e amor por Lisboa, construíram Lisboa e a forma de ser lisboeta.

“As gentes de Castro de Aire, assim como eu, que venho de Beja, estamos unidos pela paixão que temos por Lisboa”, salientou Carlos Moedas que nao se esqueceu de recordar que o edifício da Câmara de Lisboa foi construído em 1870 e que o bolo-rei chegou a Lisboa em 1869.

O Dia de Reis, celebrado anualmente a 6 de janeiro, marca o fim da quadra natalícia em Portugal e evoca a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, conforme a tradição cristã. A data é acompanhada por costumes como o canto das Janeiras e o consumo do bolo-rei, elementos que “refletem o espírito de partilha e comunidade”.





Nr: Notícia atualizada a 7 de janeiro pelas 13:00 horas

Quer comentar a notícia que leu?