Grande Marcha de Lisboa 2026 celebra 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia

A Grande Marcha de Lisboa 2026 terá como tema “Somos Lisboa. Somos Europa”, escolhida para celebrar os 40 anos da entrada oficial de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE). O anúncio foi feito por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante a cerimónia de entrega dos troféus às Marchas Populares de 2025, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na ocasião, Carlos Moedas sublinhou o papel das Marchas Populares na afirmação da cidade de Lisboa como um lugar aberto, cosmopolita e culturalmente dinâmico, projetando-a “além-fronteiras como um exemplo de liberdade, inclusão e diálogo”. Referiu ainda que o tema da Grande Marcha de Lisboa 2026 “representa essa abertura cosmopolita no ano em que assinalamos 40 anos da integração oficial de Portugal no projeto europeu. Uma data marcante para o país e para a cidade”.

Pedro Moreira, Presidente do Conselho de Administração da EGEAC – Lisboa Cultura, destacou a importância das Marchas como “símbolo de identidade, de pertença e de orgulho”, de uma cidade que honra as suas raízes enquanto abraça o mundo. Sublinhou que esta celebração é também “um olhar para o futuro, porque a tradição e a modernidade não são opostas, mas complementares”.

A Grande Marcha de Lisboa é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC – Lisboa Cultura. Anualmente, seleciona uma composição original, com música e letra, que melhor caracterize musical e literariamente a cidade de Lisboa.

O concurso é aberto a todas as pessoas maiores de idade residentes em Portugal, podendo participar individual ou coletivamente. Para a edição de 2026, as letras das composições devem abordar obrigatoriamente a cidade de Lisboa, inspirando-se simultaneamente no tema “Somos Lisboa. Somos Europa”, integrando a celebração dos 40 anos da entrada de Portugal na CEE.

As condições de participação no concurso serão anunciadas em breve após publicação em Boletim Municipal, definindo as regras que elegerão a música interpretada por todas as Marchas Populares nas Festas de Lisboa de 2026.




Fotos: Egeac@JoséFrade

Quer comentar a notícia que leu?