Doentes da Casa de Saúde Santa Maria, em Camarate, votaram antecipadamente para escolher os seus candidatos à Presidência da República. O vereador do Município de Loures, André Antunes, comandou a operação de ajuda aos 14 eleitores institucionalizados na instituição de saúde.
Mais de 218 mil eleitores votaram este domingo antecipadamente nas eleições presidenciais. Os eleitores dirigiram-se este domingo à mesa de voto no município escolhido, aquando da sua inscrição, identificar-se e indicar a freguesia onde estão recenseados. Após terem votado, é-lhes entregue o duplicado da vinheta de segurança que serve de comprovativo do exercício do direito de voto.
Dados provisórios da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) indicam que foram 218.481 os eleitores recenseados no território nacional que se inscreveram, na última semana, no voto antecipado em mobilidade e que terão ido às urnas abertas nos municípios do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Eleitores doentes votaram em Camarate no dia 6 de janeiro
No concelho de Loures, 14 eleitores doentes, internados na Casa de Saúde Santa Maria, em Camarate, exercerem o seu direito de voto nas instalações desta unidade de saúde no dia 6 de janeiro, votando antecipadamente ao abrigo de uma exceção prevista na lei para os doentes internados e os presos.
O vereador da Câmara Municipal de Loures, André Antunes, esteve ao comando da operação, ajudando os eleitores, alguns deles em cadeira de rodas, em todo o processo de escolha do próximo Presidente da República, esclarecendo dúvidas e ajudando os eleitores nas deslocações para chegarem às mesas de voto.
Em caso de haver uma segunda volta nas eleições presidenciais, após o dia das eleições, 18 de janeiro, o período de inscrição para o voto antecipado vai de 26 a 29 de janeiro, ficando uma nova ida às urnas para os eleitores do voto antecipado agendada para os dias 1 e 2 de fevereiro.
Numa segunda volta, a votação para a generalidade dos eleitores ocorre no dia 8 de fevereiro, sendo a data em que se saberá quem é o novo Presidente da República de Portugal.








