Município de Oeiras assina protocolo para criação do Amazônia Space Hub em Belém do Pará

O Município de Oeiras, a Fundação Guamá e o CEiiA assinaram hoje, um protocolo de colaboração científica e tecnológica no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, Oeiras, para criar o Amazônia Space Hub em Belém do Pará.

O Amazônia Space Hub, coordenado pelo Oeiras Space Hub, deverá entrar em funcionamento em abril na cidade brasileira e terá como principal objetivo a proteção do bioma da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo.

O consórcio pretende desenvolver iniciativas de elevada intensidade tecnológica, incluindo a Constelação do Atlântico, robótica, inteligência artificial e Big Data, focadas na promoção do conhecimento e na capacitação de talento. O projeto prevê também a partilha de infraestruturas entre Portugal e o Brasil, além do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para responder às necessidades da Amazónia e de outras regiões globais.

Pedro Patacho, Vereador do Município de Oeiras, afirmou que a parceria reforça a aposta do território no setor espacial através do apoio ao Oeiras Space Hub, que envolve a academia e o setor privado, fomentando o empreendedorismo e a internacionalização. “Queremos oferecer as melhores condições e promover o desenvolvimento do conhecimento e do empreendedorismo de âmbito espacial no nosso território”, declarou.

A colaboração visa ainda acelerar a criação e crescimento de startups espaciais, nomeadamente através do centro de incubação empresarial ESA BIC Tagus+, coordenado pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e sediado no Taguspark.

O Oeiras Space Hub, criado em 2025, é um consórcio coordenado pelo Município de Oeiras que integra o CEiiA, o Instituto Superior Técnico e a AED Cluster Portugal nos setores da aeronáutica, espaço e defesa. O seu objetivo é dinamizar o setor espacial a nível local e nacional.

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento focado em desenvolver tecnologias, produtos e serviços para uma sociedade sustentável, sendo um dos maiores investidores em I&D em Portugal. A sua atividade mobiliza cidades, indústria e universidades em torno de setores tecnológicos como o automóvel, mobilidade, aeronáutica e espaço.

A Fundação Guamá, instituição de Ciência e Tecnologia de Interesse Público do Estado do Pará, procura desenvolver, financiar e prestar assistência à ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, contribuindo para o progresso económico, social e científico-tecnológico do Pará e do Brasil. A Fundação também gere o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, localizado no campus da Universidade Federal do Pará, considerado uma referência na Amazónia.

Quer comentar a notícia que leu?