O Município de Oeiras vai homenagear os milhares de presos políticos da Prisão de Caxias até 25 de Abril de 1974 com um painel de azulejos da artista Graça Morais, a ser apresentado publicamente a 29 de janeiro às 18h30 no Palácio Anjos, em Algés.
A obra, que terá dimensões de 6 metros por 20 metros, será instalada junto ao Estabelecimento Prisional de Caxias. Na apresentação estarão presentes a artista Graça Morais e o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.
Durante o evento será revelado o desenho do painel e os esboços da artista para a criação da obra, que ficará disponível gratuitamente ao público a partir de 30 de janeiro.
Este painel pretende ser um “gesto artístico e ético de evocação da resistência e da luta pela liberdade, convocando a memória histórica para o espaço expositivo do Palácio Anjos enquanto lugar de consciência e testemunho”.
Graça Morais é reconhecida como uma das mais relevantes artistas plásticas portuguesas contemporâneas, com uma obra marcada por uma profunda reflexão sobre a memória, a identidade e a condição humana.



