Oeiras promove projeto de mobilidade suave em nove escolas

Oeiras implementou um projeto de mobilidade suave para evitar que as imediações das escolas do concelho sejam sobrecarregadas com trânsito desnecessário. Assim, vai lançar novas rotas de “comboios” de bicicletas em mais quatro escolas para consolidar esta iniciativa no território.  

O Município de Oeiras e a Parques Tejo celebram a expansão dos Bike Bus e Pedi Bus com um evento simbólico na Escola Básica de Porto Salvo, no próximo dia 14 de janeiro. Este momento marca não só o arranque do novo comboio de bicicletas na EB de Porto Salvo, mas também a consolidação do projeto em Oeiras, com a adesão de mais 4 escolas.

Com o lançamento destas novas rotas, são agora 9 as escolas do concelho de Oeiras que dispõem de uma solução segura, saudável e ambientalmente sustentável para que as crianças cheguem à escola. Em dias específicos e rotas previamente definidas, feitas tendo em consideração as moradas dos alunos aderentes, as crianças entram no ‘comboio’ numa estação próxima de casa e seguem em conjunto de bicicleta ou a pé para a escola. Os percursos são desenhados tendo em conta a distância e a baixa dificuldade de forma a que as crianças possam divertir-se. A acompanhar os ‘comboios’ estão adultos com formação específica, no ratio de um ‘maquinista’ para cada 4 alunos, para garantir a segurança e o cumprimento das regras de trânsito.

A abertura da linha de Porto Salvo marca uma fase de crescimento que inclui quatro novas comunidades escolares: EB Porto Salvo, EB São Bruno, EB Samuel Johnson e EB Pedro Álvares Cabral. Estas juntam-se às escolas que já integravam o projeto-piloto no ano letivo 2024/25, nomeadamente EB Manuel Beça Múrias, EB Conde Ferreira, EB Gomes Freire de Andrade, EB Sá de Miranda e EB António Rebelo de Andrade, totalizando 9 escolas abrangidas por esta iniciativa de mobilidade suave.

Bike Bus do Oeiras Move Escolas nasceu para tirar carros da estrada

O Bike Bus do programa Oeiras Move Escolas nasceu da necessidade de dar resposta a uma problemática clara. Segundo o estudo Estratégia de Mobilidade Escolar de Oeiras (2024), realizado pela consultora TIS, por iniciativa da Parques Tejo, mais de 60% dos alunos do concelho chegam à escola em carro privado. Este hábito de transporte tem impactos conhecidos no ambiente, mas também na saúde física e mental das crianças, na sua autonomia e desenvolvimento. Com o objetivo de transformar o paradigma da mobilidade escolar no concelho, os comboios de bicicletas e a pé, têm a sua primeira viagem a 26 de maio de 2025 na EB Conde de Ferreira.




Desde então, o projeto registou um crescimento significativo: o que começou como um projeto-piloto em cinco escolas expandiu-se. Em dezembro de 2025, estavam ativas 23 linhas de circulação, 11 de Bike Bus e 12 de Pedi Bus.  Mais de 100 crianças estão inscritas no projeto, o que retira mais de uma centena de automóveis das estradas em direção às escolas de Oeiras.  O objetivo do projeto é estender progressivamente o Bike Bus e o Pedi Bus a todos os Agrupamentos de Oeiras.

Segundo a Paques Tejo, o programa tem tido um efeito transformador no concelho, “retirando veículos automóveis das imediações das escolas, promovendo hábitos de vida saudáveis e o pensamento de alternativas de transporte sustentáveis”.

Com mais de duas dezenas de linhas ativas, o projeto do Oeiras Move Escolas “afirma-se como uma das mais ambiciosas respostas de transporte escolar sustentável a nível nacional”.

Resiliência e segurança em duas rodas

Para assinalar a maturidade do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, entregará pessoalmente brindes às crianças aderentes. Esta iniciativa visa dotar os jovens ciclistas e pedestres do equipamento necessário para manterem as suas rotinas de mobilidade sustentável ao longo de todo o ano letivo, garantindo conforto, segurança e visibilidade.

Quer comentar a notícia que leu?