Polo Cultural Gaivotas Boavista celebra 10 anos com novos projetos

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista, equipamento da Câmara Municipal de Lisboa, comemora o seu 10º aniversário no dia 8 de janeiro de 2026. Uma década após a sua abertura, o Polo celebra o seu percurso como um centro vibrante e vital para a criação artística na cidade, com o lançamento de projetos futuros focados na capacitação do setor cultural e com uma programação especial.

Desde a sua fundação, o Polo Cultural Gaivotas | Boavista – centro de recursos para a criação artística e espaço com características únicas na cidade e no país, tem-se afirmado como uma referência para as artes, artistas e agentes culturais, acolhendo projetos de criação nas suas salas de trabalho, disponibilizando espaços para residências artísticas, promovendo a oportunidade de apresentação, através da sua programação cultural de verão – Gaivotas no Pátio – e, colocando ao dispor do setor um serviço de atendimento especializado que oferece acesso gratuito a informação e formação, por meio da Loja Lisboa Cultura.

Para celebrar a data, a programação, que decorre ao longo de 2026, invoca o passado, mas também perspetiva o futuro, envolvendo a comunidade e os profissionais da cultura. Conta com os parceiros que fizeram e fazem parte destes 10 anos de história, e com as novas sinergias, entretanto criadas.

Novos espetáculos

A comemoração do 10º aniversário, marcada para os dias 8 e 10 de janeiro, terá como pontos altos as performances dos SillySeason e do coletivo Lost Content, dois espetáculos encomendados especialmente para esta ocasião.

O programa contempla ainda um ciclo de cinema ao longo do ano de 2026, uma homenagem a artistas nacionais – dando os seus nomes às salas de ensaio – e o lançamento de duas ações de formação: Bootcamp – Produção Cultural nas Artes Performativas, dedicada à produção cultural, e Pulo, uma tutoria na mesma área.

O habitual programa de verão Gaivotas no Pátio terá também uma abordagem diferente ao incluir propostas artísticas nas áreas do circo, da dança, da música e do teatro selecionadas através de uma convocatória, cujos vencedores serão anunciados no dia 8 de janeiro.





Segundo a CML, o Polo Cultural Gaivotas | Boavista “procurará consolidar a sua importância como um equipamento municipal que apoia e contribui para o fortalecimento e dinamização do setor cultural de Lisboa, firmando-se como um lugar de encontro e de liberdade, promovendo a criação, a formação e o acesso à cultura para todas as pessoas”.

 

Quer comentar a notícia que leu?