Os Recreios da Amadora apresentam na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, às 21h00, a exibição do filme “Cesária Évora”, da realizadora Ana Sofia Fonseca.
Esta sessão integra o projeto Cine Segunda, uma iniciativa mensal que acontece na primeira segunda-feira de cada mês, dedicada à exibição de obras cinematográficas de relevância cultural com o objetivo de promover e valorizar a Sétima Arte.
Os bilhetes para a sessão terão um custo de 5 euros e estarão disponíveis para venda na bilheteira dos Recreios da Amadora, no próprio dia, a partir das 19h00. A classificação etária atribuída ao filme é M/12.
O filme “Cesária Évora” oferece um retrato poderoso e intimista da cantora nascida no Cabo Verde colonial que, já aos 50 anos, passou da pobreza ao estrelato internacional. Aborda vários contextos sociais e políticos da sua vida, tocando em temas universais como a liberdade, a igualdade racial e a igualdade de género. A narrativa integra imagens de arquivo inéditas, gravações originais e testemunhos únicos de pessoas próximas da artista.
A realizadora Ana Sofia Fonseca, nascida em Portugal, divide a sua vida entre Portugal e Cabo Verde, nomeadamente na ilha de São Vicente, terra natal de Cesária Évora. Com uma premiada carreira de vinte anos no jornalismo, na qual colaborou com órgãos de comunicação social importantes e assinou reportagens e documentários na estação SIC, Ana Sofia é uma contadora de histórias. “CESÁRIA ÉVORA” é o seu segundo documentário. O seu percurso inclui vários prémios de jornalismo, entre os quais o Prémio Gazeta, o Prémio AMI Jornalismo Contra a Indiferença, um prémio atribuído pela UNESCO e o prémio Corações Com Coroa.
Além do cinema, Ana Sofia Fonseca publicou cinco livros de reportagem e investigação, assim como um romance. A sua primeira longa-metragem documental esteve cinco semanas em exibição nos cinemas portugueses, tendo também realizado outro documentário de relevância.
A organização desta iniciativa está a cargo da Câmara Municipal da Amadora em parceria com a organização cultural Leves – Fronteira dos Afectos. O projeto Cine Segunda não realizará sessões em agosto e, de forma excecional, em outubro a sessão terá lugar no dia 12.
Os Recreios da Amadora localizam-se na Avenida Santos Mattos, nº 2, Venteira, Amadora. O local pode ser acessado através da estação da Amadora da linha de Sintra da CP, autocarros metropolitanos da Carris e táxis disponíveis nas proximidades, com parque de estacionamento público a 20 metros.




