Ricardo Belo de Morais inicia ciclo comparatista sobre Fernando Pessoa na Livraria Galeria Municipal Verney em Oeiras

O escritor e investigador literário Ricardo Belo de Morais inicia no dia 24 de Janeiro, às 15h00, na Livraria Galeria Municipal Verney, em Oeiras, um ciclo de seis conferências dedicadas a Fernando Pessoa e à sua relação com outros escritores portugueses relevantes.

O ciclo intitula-se “Fernando Pessoa et al.” e tem como objectivo dar nota das ligações literárias entre a obra de Fernando Pessoa e de escritores que o antecederam, foram seus contemporâneos ou beberam da sua obra posteriormente. A primeira conferência será dedicada às influências da obra de Luís de Camões em Fernando Pessoa, destacando a ligação especialmente presente no livro “Mensagem”, o único livro em português que o poeta publicou em vida, em 1934.

Entre as relações exploradas estarão também o polémico ensaio literário de Fernando Pessoa sobre Camões, que marcou a sua primeira grande intervenção na imprensa portuguesa em 1912, e um dos últimos textos que Pessoa publicou em vida em 1935, assinado pelo heterónimo Álvaro de Campos. Segundo o ciclo, “Fernando Pessoa teve, toda a vida, em Camões, uma figura tutelar.”

A segunda conferência já tem data marcada para o dia 14 de Março, também às 15h00, e abordará a relação entre Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Ricardo Belo de Morais é escritor, investigador literário e membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012, onde exerce funções de técnico investigador na biblioteca do museu. É autor de várias obras e intervenções em eventos académicos e culturais dedicados a Fernando Pessoa, além de desenvolver vários projectos de turismo literário em Portugal ligados à temática pessoana.

O ciclo de conferências com entrada livre decorrerá aos sábados na Livraria Galeria Municipal Verney, situada na Rua Cândido dos Reis, 90, em Oeiras.




Quer comentar a notícia que leu?