Ricardo Leão anuncia “cruzada” pela dignificação da Escola Pública

O presidente da Câmara de Loures anunciou hoje que as crianças das escolas do concelho de Loures vão deixar de pagar as suas refeições escolares. Ricardo Leão assumiu ser objetivo do Município de Loures continuar a “dignificar a Escola Pública” e transformar Loures “na referência nacional na educação”.

A Câmara Municipal de Loures inaugurou hoje, dia 16 de janeiro, a Escola nº 5 de Camarate, um novo equipamento escolar que vem reforçar e qualificar a rede educativa municipal.

Localizada no bairro de São Francisco, a nova escola dispõe de cinco salas de aula para o 1.º ciclo do ensino básico e duas salas de jardim de infância, tendo capacidade total para acolher 175 crianças. A obra, da responsabilidade do Município de Loures, representou um investimento global de 4,7 milhões de euros, dos quais 2 milhões de euros foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O equipamento está dotado de uma biblioteca escolar com acesso público, refeitório com capacidade para 92 crianças, cozinha com confeção própria, sala polivalente, sala de professores, sala de assistentes operacionais, copa de apoio ao pessoal, instalações sanitárias acessíveis, salas de apoio pedagógico, espaços de arrumos e áreas técnicas.

O espaço exterior foi igualmente pensado para promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, integrando uma horta pedagógica, um campo de jogos coberto e várias zonas de recreio ao ar livre, equipadas com brinquedos.

Culminar de um sonho antigo

O diretor do Agrupamento de Escolas de Camarate, Vítor Gonçalves, lembrou que já vinha de longe o desejo de toda a comunidade educativa e de pais “terem uma escola nova”, sendo com “muito agrado” que se assiste à inauguração de uma escola que “tem excelentes condições”, mas que teve um percurso conturbado: “Começámos com instalações degradas, seguidamente instalações provisórios, mas que culmina com as condições ideias para o desenvolvimento das atividades educativas, que os profissionais vão valorizar, proporcionando aos nosso alunos um trajeto escolar de sucesso e que irá permitir almejar os sonhos que eles têm”.

O presidente da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, saudou o “empenho” do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, por ter materializado o “sonho” antigo de Camarate passar a ter “a melhor escola do território”.

Para Renato Alves, a abertura da nova escola representa “um ganho efetivo” para todos os alunos, professores e funcionários, “que dão o melhor de si em prol do ensino das nossas crianças”, contribuindo para a construção do edifício educativo do território.

“Não há palavras que traduzam a felicidade de um presidente de junta, quando todos sabemos dos problemas sociais que ainda existem e que há um olhar diferenciado da Câmara Municipal para melhorar a educação na freguesia”, ajudando na promoção da coesão e justiça sociais.

Na visão de Renato Alves, a inauguração da nova escola “significa uma nova vida para todos estes jovens”, mas traduz também um novo futuro para os alunos do território.

Ricardo Leão anuncia várias intervenções em Camarate

Bem-disposto e começando o seu discurso interpelando as crianças, dizendo que “é por vocês que estamos todos aqui hoje”, Ricardo Leão sublinhou, enfaticamente, que os 6 milhões de euros investidos na obra traduzem o objetivo maior do Município de Loures: “a dignificação da Escola Pública”.

“Tem de haver dignificação nas nossas escolas, para quem cá estuda, trabalha e aprende. Aquilo que nós hoje estamos aqui a fazer é justamente dignificar a Escola Pública. E não é só o 1º ciclo, porque não havia pré-escolar e passou a haver neste equipamento. Também não havia refeitório e passou haver, tendo hoje um refeitório com capacidade para 150 crianças terem as suas refeições quentes”.

“Também não havia biblioteca e hoje já temos aqui uma. A escola tem também um pavilhão coberto onde as crianças possam fazer atividades sem estarem à chuva e ao frio. É isto que se chama Escola Pública nos dias de hoje e é isto que nós estamos a ter nosso concelho”.

Para Ricardo Leão, o sucesso da educação escolar “não se mede apenas pelos equipamentos”, mede-se também “pelo apoio escolar que se dá à nossas crianças”.

O edil de Loures aproveitou para anunciar uma medida de ação social escolar que irá fortificar a justiça social no território: “Nenhuma criança do concelho irá pagar refeições nas escolas”, independentemente dos rendimentos financeiros dos progenitores, a quem Ricardo Leão “agradeceu a colaboração” e compreensão pelo atraso na inauguração obra.

O autarca revelou ainda que as intervenções da Câmara na rede escolar desta zona do concelho de Loures “não vão ficar por aqui”, anunciando a construção da cobertura do polidesportivo da Escola Secundária de Camarate, numa obra que “vai arrancar já” e custará 600 mil euros aos cofres da CML, para “dar dignidade às crianças e jovens daquela instituição de ensino”, mas também o arranque do projeto de requalificação da Escola Mário de Sá Carneiro, em Camarate.

Empolgado, Leão revelou ainda ser seu objetivo “tornar Loures na referência nacional da educação”, concluiu.

Quer comentar a notícia que leu?