Tempestade Kristin chega a Portugal na próxima madrugada e põe Grande Lisboa em aviso vermelho

Os próximos dias serão marcados por períodos de chuva, por vezes forte, e trovoada. A depressão kristin poderá resultar em “inundações em zonas urbanas” e “possíveis acidentes na orla costeira devido à agitação marítima”. O IPMA emitiu aviso vermelho em vários distritos do país. O distrito de Lisboa vai estar sob aviso vermelho durante esta madrugada.

Nos últimos dias, Portugal está a ser assolado por dias sucessivos de depressões e tempestades, que já provocaram dezenas de ocorrências por todo país.

Depois das depressões Ingrid e Joseph, um novo fenómeno climatérico de grande intensidade está a poucas horas de atingir o território português. A depressão Kristin chega ao país na próxima madrugada, com precipitação, vento forte, agitação marítima e queda de neve, alerta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que os próximos dias serão marcados por “períodos de chuva, por vezes forte, ocasionalmente de granizo e acompanhada de trovoada”. O quadro meteorológico poderá resultar em “inundações em zonas urbanas” e possíveis acidentes na orla costeira devido “agitação marítima”.

Espera-se que as rajadas de vento cheguem “até 120 km/h nas terras altas e até 140 km/h no litoral a norte do cabo Mondego, bem como no interior das regiões Norte e Centro”. Na costa ocidental, a agitação marítima deve provocar ondas de até 7 metros, “podendo atingir os 14 metros de altura máxima”.

Aviso vermelho

“Este quadro meteorológico deverá ser mais gravoso a partir da tarde de hoje, 27 de janeiro, e a madrugada e amanhã, 28 de janeiro”, afirma em comunicado a ANEPC, que elevou esta terça-feira o estado de prontidão especial para o nível máximo em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.

O IPMA já emitiu aviso vermelho, o mais grave, para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra entre as 03:00 e as 06:00 desta quarta-feira, prevendo-se ventos com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h). O alerta mais elevado também foi emitido, entre as 03:00 e as 21:00, no distrito de Lisboa e Setúbal, por causa da agitação marítima.

O IPMA colocou também todos os distritos (18) de Portugal continental sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira por causa da chuva por vezes forte.

A madrugada vai trazer ventos que podem chegar aos 140 quilómetros por hora. O fenómeno chama-se “ciclogénese explosiva”.

As autoridades de proteção civil desaconselham atividades no mar e na orla costeira.

Quer comentar a notícia que leu?