Na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, pelas 10h00, será inaugurado o novo espaço de cowork social, da empresa municipal Amadora INOVA. A CMA refere que este novo espaço municipal poderá vir a criar “as respostas sociais do futuro”.
Este espaço, que estará ao serviço dos empreendedores sociais “que estão a criar as respostas sociais do futuro”, foi criado no âmbito do projeto INOVA Comunidade de Impacto Social, ao abrigo do programa de financiamento Centros para o Empreendedorismo de Impacto, dos fundos da União Europeia atribuídos no âmbito da Portugal Inovação Social 2030, através do programa operacional regional Lisboa 2030, contando com a Generis como investidor social.
Segundo a Câmara Municipal da Amadora, o objetivo deste evento, que decorrerá no Auditório Amadora INOVA, será dar a conhecer “o que está por detrás do projeto Inova Comunidade de Impacto Social, compreender melhor o papel dos Centros para o Empreendedorismo de Impacto e conhecer de perto a missão e papel da Generis como investidor social”.
Para além da inauguração do espaço, o programa da cerimónia inclui a intervenção do presidente da CMA, Vítor Ferreira, bem como do administrador da Generis, Luís Abrantes, que irá apresentar a missão desta farmacêutica, que produz medicamentos genéricos no concelho da Amadora, enquanto investidor social.
Criação de projetos com impacto social e respostas para o futuro
O projeto INOVA Comunidade de Impacto Social tem como objetivo a criação, desenvolvimento e crescimento de projetos que tenham como finalidade dinamizar os ecossistemas locais de inovação social e empreendedorismo de impacto, através de processos de incubação, aceleração e capacitação, em colaboração com toda comunidade.
Apresenta-se como a combinação de várias iniciativas que pretendem culminar num programa único e completo que englobará diferentes vertentes. Todas as atividades foram desenhadas de forma a interligarem-se numa lógica de desenvolvimento de projetos em várias etapas.
O processo começa com a seleção de projetos ou empreendedores que demonstram potencial para criar um impacto significativamente positivo na comunidade em geral.
Uma vez selecionados, os empreendedores receberão a mentoria e capacitação para desenvolver as suas capacidades de negócios, bem como para aprimorar suas soluções para questões sociais ou ambientais específicas.
Os empreendedores trabalharão no desenvolvimento dos seus modelos de negócio, garantindo que as suas soluções sejam viáveis financeiramente e capazes de gerar um impacto sustentável.
Posteriormente, os empreendedores irão testar as suas soluções no mercado, obtendo feedback dos usuários e ajustando-as conforme necessário.
Uma vez que uma solução tenha sido validada e demonstrado o seu potencial de impacto, os empreendedores terão que trabalhar na sustentabilidade do negócio, procurando expandir a sua influência e alcance ao mesmo tempo que procuram garantir a sua viabilidade a longo prazo.
Durante todo o processo, os empreendedores têm a oportunidade de construir redes de contactos valiosas e estabelecer parcerias estratégicas com outras organizações, investidores e stakeholders relevantes que possam apoiar o crescimento dos seus projetos.
Por fim, os empreendedores serão incentivados a monitorizar e avaliar o impacto das suas soluções ao longo do tempo, garantindo o cumprimento das suas metas e contribuindo de forma eficaz para a resolução das questões sociais ou ambientais que se propuseram a abordar.
Inscrição para o evento através do link: https://forms.gle/uWNpbJPpKoXgAR1A8










