Os portugueses vão regressar às urnas, no próximo domingo, 8 de fevereiro, para eleger o novo presidente da República, a campanha eleitoral termina esta sexta-feira. Amanhã (sábado) o dia é de reflexão. Portugal foi a votos no dia 18 de janeiro para eleger o próximo Presidente da República, mas nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% dos votos.
Desde os partidos políticos com assento parlamentar e associações de trabalhadores e empresarias, passando por um capitão de Abril, o tenente-coronel Vasco Lourenço, até ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Primeiro-ministro, todos apelam ao voto para a segunda volta das eleições presidenciais de 2026, pedindo uma grande mobilização cívica para este domingo, 8 de fevereiro, num momento histórico em que Portugal volta a ter um segundo volta após 40 anos.
Contudo, devido ao impacto das tempestades, algumas zonas do território nacional não poderão exercer esse direito cívico. De facto, o ato eleitoral foi adiado por uma semana (para 15 de fevereiro) exclusivamente nos concelhos de Golegã, Arruda dos Vinhos e Alcácer do Sal.
Com o encerramento da campanha eleitoral, os candidatos focaram-se na mobilização contra a abstenção e na consolidação de apoios estratégicos. António José Seguro e André Ventura realizaram hoje os seus últimos apelos ao voto antes da segunda volta das eleições presidenciais, marcada para este domingo.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reforça que a participação de todos é fundamental para a legitimidade democrática do próximo Presidente da República.
A única vez que o país foi a uma segunda volta nas presidenciais, em democracia, foi há 40 anos, tendo terminado com a vitória de Mário Soares. Em 2026, os portugueses terão de escolher entre os candidatos António José Seguro (que conseguiu 31,1% dos votos na primeira volta), apoiado pelo Partido Socialista (PS), e André Ventura (que conseguiu 23,5%), apoiado pelo Chega.
Os eleitores podem confirmar a sua mesa de voto dirigindo-se à junta de freguesia, o ou enviar um SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento=aaaammdd”. Também é possível confirmar a mesa através do site www.recenseamento.mai.gov.pt ou da Linha de Apoio ao Eleitor: 808 206 206



