Candidaturas para os Casamentos de Santo António 2026 abrem no dia 12

A EGEAC já abriu as candidaturas para os Casamentos de Santo António 2026. As candidaturas para os Casamentos de Santo António 2026 estão disponíveis a partir do 12 de fevereiro até ao dia 20 de março. Serão 16 os casais que no dia 12 de junho irão protagonizar os Casamentos de Santo António, mostrando na praça pública o amor que os une.

 “No mês dedicado ao amor, e em vésperas do Dia dos Namorados, este é o momento certo para dar o passo seguinte. A pensar num futuro a dois, lançamos o desafio para os namorados passarem a noivos, oferecendo à sua cara-metade uma candidatura para os Casamentos de Santo António. Do namoro ao noivado, o passo fica dado”, refere a EGEAC em comunicado.

A partir de dia 12 as fichas de candidatura estão disponíveis nas Lojas Lisboa da Baixa, Entrecampos, Marvila e Saldanha, abrindo, assim, oficialmente uma nova temporada casamenteira.

Pela igreja ou pelo registo civil, chegou a altura de participar numa cerimónia inesquecível, repleta de momentos marcantes, como a escolha dos vestidos e das alianças, as festas de despedida de solteiro/a e do copo de água e a lua-de-mel. Uma grande festa “integralmente oferecida por dezenas de patrocinadores e parceiros que anualmente se juntam a esta iniciativa”.

União de 16 casais

Entre a Sé de Lisboa e o Salão Nobre dos Paços do Concelho, são 16 os casais que no dia 12 de junho irão protagonizar os Casamentos de Santo António, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e organizada pela EGEAC, tendo a cidade inteira como convidada.

Tradição recuperada

Vinte e nove anos depois de a Câmara Municipal de Lisboa ter recuperado a tradição dos Casamentos de Santo António (nascida na década de 1950 e interrompida em 1974), realizaram-se 431 casamentos (296 casamentos religiosos e 135 civis).


Participar nesta cerimónia, celebrada e testemunhada por toda a cidade, “é também fazer parte integrante da tradição e da história de Lisboa”. Mas para enriquecer a memória, individual e coletiva, “é preciso passar à ação: Do namoro ao noivado, o passo fica dado”, incentiva a entidade cultural.

As candidaturas para os Casamentos de Santo António 2026 estão abertas até 20 de março e as condições gerais de participação nesta edição podem ser consultadas no site da EGEAC e nas redes sociais @lisboacultura e @casamentossantoantonio.

Quer comentar a notícia que leu?