O Conselho Europeu de Investigação atribuiu bolsas ERC Proof of Concept a dois investigadores de instituições científicas parceiras do Município de Oeiras, com um valor individual de 150 mil euros, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
As bolsas foram concedidas a Cláudia Nunes dos Santos, Investigadora Principal do NOVA Institute for Medical Systems Biology (NIMSB) e Vice-Diretora de Investigação do NIMSB, bem como a Marco Piccardo, docente do Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN). Catarina Homem, investigadora da NOVA Medical School – Universidade NOVA de Lisboa, também recebeu este financiamento internacional.
Cláudia Nunes dos Santos obteve o financiamento para o projeto “ReMAP-PD – A Novel 3Rs Microphysiological Alternative Platform for Parkinson’s Disease”. O objetivo é desenvolver um sistema de “cérebro em chip” que utiliza células humanas para reproduzir aspetos importantes da doença de Parkinson em laboratório, possibilitando a testagem de tratamentos para esta patologia. O projeto conta com a colaboração do neurologista Marcelo Mendonça, Vice-Diretor do Centro de Neuroterapêutica Digital da Fundação Champalimaud.
Por sua vez, Marco Piccardo foi distinguido com financiamento para o projeto “Highlight – Metasurface beam shapers for aerospace high-power laser links”. Esta investigação pretende aplicar o conhecimento sobre metasuperfícies — nanomateriais capazes de alterar profundamente as propriedades da luz — em tecnologias que cruzam as áreas da fotónica e do setor aeroespacial.
As bolsas Proof of Concept são atribuídas exclusivamente a investigadores que já tenham recebido financiamento prévio do Conselho Europeu de Investigação e destinam-se a apoiar a transferência de conhecimento, estabelecendo uma ponte entre investigação fundamental e aplicação prática.
Foto: FCT




