Lídia Monteiro é distinguida personalidade do ano no enoturismo pela Revista de Vinhos

Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal com o pelouro do Marketing e Promoção Internacional, foi distinguida como personalidade do ano no enoturismo pela Revista de Vinhos. A cerimónia anual “Os Melhores do Ano” realizou-se a 6 de fevereiro na Alfândega do Porto, reunindo cerca de mil profissionais das áreas do vinho, enoturismo e gastronomia.

Esta distinção reconhece o contributo consistente e transversal do Turismo de Portugal para a promoção do enoturismo como um produto central da oferta turística nacional. Destacam-se campanhas internacionais como «Portugal Is Art» e «Portugal, uma receita por escrever», que integram o enoturismo e a gastronomia como elementos diferenciadores do destino Portugal.

Estas iniciativas são baseadas numa articulação contínua entre os agentes do setor do vinho e do turismo, que têm impulsionado o crescimento e o reconhecimento internacional do enoturismo português.

Em declarações, Lídia Monteiro afirma: “É uma honra receber esta distinção, que reconhece a estratégia de promoção do Turismo de Portugal. Um trabalho que é obviamente coletivo e que tem permitido reforçar a notoriedade internacional de Portugal como destino de excelência, promovendo o território, a identidade e a autenticidade das experiências associadas ao vinho, ao enoturismo e à gastronomia.”

“Destaco os protagonistas da grande mudança no enoturismo e na gastronomia do nosso país. É um grande prazer e razão de enorme motivação lidar com todos os profissionais que sustentam a cadeia de valor do enoturismo e da gastronomia. A esta geração de produtores e de chefs, de grande talento, de enorme esforço e de muita coragem, a minha profunda admiração”, acrescenta.


A homenagem da Revista de Vinhos reforça o papel estratégico do enoturismo e da gastronomia no posicionamento internacional de Portugal, assim como o esforço continuado do Turismo de Portugal em criar pontes entre diferentes setores para potenciar o valor económico, social e cultural do turismo.

Integrado no Ministério da Economia e da Coesão Territorial, o Turismo de Portugal é a autoridade turística nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, reunindo todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo no país e no estrangeiro.

Quer comentar a notícia que leu?