O autarca de Loures anunciou que já informou o Governo da necessidade de virem fundos do Estado para reconstruir as zonas afetadas pelas intempéries, mas revela que a CML avança com 5 milhões de euros de capitais próprios para fazer as obras.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, deslocou-se à freguesia de Fanhões para avaliar no terreno os estragos provocados pelas fortes intempéries que atingiram o país nas últimas semanas.
No local, Ricardo Leão assumiu que Loures “teve muitos milhões de euros de prejuízos e que a resposta tem de ser célere”.
Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Fanhões, Jorge Simões (CDU), ambos os autarcas estiveram juntos nos locais mais afetados para avaliar a situação, nomeadamente para verem as obras de reabilitação da Estrada Municipal 541 (Rua Luís de Camões), que já está a ser intervencionada no sentido de ser levada a cabo a consolidação, estabilização e melhoria da segurança, bem como a Estrada de Ribas, onde foi executado um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das intempéries e garantir a circulação em segurança.
Escola vai ser requalificada
Em paralelo, os autarcas deslocaram-se à Escola Básica de Fanhões, onde Ricardo Leão assumido o compromisso de avançar com uma requalificação do equipamento escolar, que inclui impermeabilização, reabilitação de tetos e trabalhos de pintura.
“Já transmiti ao Governo toda a informação relativa aos danos, esperando agora que sejam alargados os apoios aos municípios que estão em estado de contingência, como o nosso, pois são fundamentais para repormos um conjunto de vias, taludes e escolas”. No entanto, “não podemos ficar à espera”.
Por isso, “o Município de Loures avançou com um orçamento próprio de 5 milhões de euros, ativado através do Plano de Emergência Municipal, para garantir respostas rápidas em vias, pavimentações e no parque escolar”, anunciou Ricardo Leão.



