O Miss Jappa, restaurante asiático situado no nº 5 da Praça do Príncipe Real, comemora dez anos de existência em 2026 com uma nova carta gastronómica desenvolvida em colaboração com os chefs convidados Anna Lins, Natalie Castro e Nuno Gonçalves. Ao longo dos próximos meses, os três profissionais protagonizam ainda uma série de jantares pop-up exclusivos que celebram a história do restaurante e exploram novos caminhos culinários.
Fundado em 2016, o Miss Jappa é conhecido pela interpretação original da cozinha japonesa, que combina sabores tradicionais com junk food e propostas inovadoras e fora do comum, como a Roleta Russa de gunkans, uma peça surpresa com malagueta acompanhada por um shot de sakê. A celebração da década reforça a convicção do restaurante de que a inovação é parte essencial do seu percurso.
Anna Lins, criadora do projeto, apresenta nesta nova fase um regresso às origens e uma reinvenção do seu prato mais emblemático, a Roleta Russa, através de uma experiência lúdica e dinâmica à mesa chamada The Bomb, composta por quatro peças de sushi bites de atum, salmão e camarão por 12 euros, na qual um comensal ganha uma peça única criada no sushi bar. Entre outras propostas da sua autoria, destaca-se o Crudo de Atum Braseado por 13,50 euros e a reinvenção do clássico onigiri na versão Onigiri Grelhado, dois pastéis de arroz com carne temperada, crosta de queijos e alga nori, com um preço de 7,50 euros.
O chef Nuno Gonçalves traz para a nova carta a sua experiência em ramen e street food, aliada à inspiração das suas viagens a Tóquio. Destaca-se o único prato de Udon, o Zaru Udon (11,5 euros), constituído por massa udon, cachaço de porco, molho de amendoim, coentros e pepino. A estrela das suas criações é o Tokyo Shoyu Ramen (16 euros), um caldo de frango complexo e equilibrado, acompanhado por cachaço de porco, óleo de chalotas, cebolo, gengibre e ovo ajitama.
Natalie Castro, a completar o trio de chefs, propõe uma fusão entre a gastronomia japonesa e portuguesa, integrando ingredientes típicos nacionais como amêijoas, gengibre e alho. Destacam-se o Congee com Amêijoas e Coentros (19 euros), um prato preparado com arroz, caldo de frango, amêijoas e cebolinho, e o Roru Kyabetsu (9 euros), rolinhos de couve-lombarda recheados com carne, tomate e especiarias japonesas. A fusão continua na sobremesa com a Tarte de Yuzu Merengada (6 euros). Paralelamente, foi também reformulada a carta de sakês e vinhos para acompanhar estas novidades.
Para marcar esta celebração, entre os dias 26 e 27 de fevereiro a chef Natalie Castro inaugura o ciclo de jantares pop-up com um menu que estabelece um diálogo entre a cozinha portuguesa e a identidade do Miss Jappa, numa proposta inventiva e centrada no sabor. O restaurante funciona de segunda a domingo entre as 18h30 e as 23h30, abrindo também para almoços ao fim de semana das 12h00 às 15h30.
Miss Jappa representa uma conceção contemporânea da gastronomia japonesa, unindo tradição e modernidade numa proposta pop e urbana. Fundado pela chef Anna Lins, primeira mulher portuguesa certificada pela All Japan Sushi Association, o restaurante destaca-se pela qualidade, inovação e acessibilidade.



