O Museu das Comunicações apresenta uma programação diversificada durante o mês de março de 2026, com atividades gratuitas e pagas destinadas a diferentes públicos, focando a relação entre comunicação, natureza e arte.
A 4 de março, realiza-se o I Encontro “Museus, Educação e Empatia – De olhos postos na 1ª Infância”, um evento que promove a reflexão sobre a importância dos projetos de mediação museológica para a primeira infância em Portugal, destacando os museus como espaços de descoberta, conexão e empatia. A iniciativa decorre das 9h30 às 17h00, com participação gratuita mediante inscrição.
Ao longo dos sábados de março, 7, 14, 21 e 28, o Museu propõe o “Labirinto da Água”, uma atividade lúdica para famílias com crianças entre 6 e 12 anos. Através de desafios de orientação, os participantes exploram a história das comunicações e a importância da água, desde o transporte de correspondência por falua no século XVI até à circulação da informação via cabos submarinos. A atividade ocorre das 14h às 17h e requer apenas o bilhete de entrada no museu, sem necessidade de inscrição.
As aulas de teatro online para crianças entre 8 e 12 anos decorrem todas as segundas-feiras de março, das 18h45 às 19h45, conduzidas por Marisa Pereira. As sessões promovem expressão oral, criatividade e comunicação através de dinâmicas e jogos. O custo mensal é de 20 euros, com limite máximo de 15 participantes.
Para bebés entre 12 e 36 meses, a oficina dramatizada “Código Bebé – O pássaro das mil vozes” acontece a 7 de março, das 16h30 às 17h15. Inspirada na lenda arménia do pássaro mágico que faz as flores desabrocharem, a atividade oferece uma experiência sensorial para pais e bebés na exposição “Comunicar é Natural – A Botânica nas Comunicações”. O preço é de 4 euros por participante, com limite de 25 inscritos.
Na tarde de 14 de março, às 15h30, o público geral pode participar no “Código Descobertas – A floresta Laurissilva da Madeira”, uma visita que explora a filatelia da exposição e revela as espécies únicas de um ecossistema com aproximadamente 20 milhões de anos. A entrada custa 2 euros, com limite de 25 participantes.
Para celebrar o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, às 16h, haverá uma sessão especial de leitura de poemas relacionados com a natureza, precedida de uma visita orientada à exposição “Comunicar é Natural”. A iniciativa inclui ainda uma conversa sobre as interligações entre escrita, botânica e comunicação, contando com participação gratuita.
A visita orientada “Comunicar é Natural – A Botânica nas Comunicações” realiza-se também a 21 de março, às 15h, proporcionando uma exploração da história da comunicação humana através da relação com o mundo vegetal, incluindo uma análise da rede de fungos das árvores e as analogias com as placas de circuitos da internet. Esta atividade tem a duração de uma hora e é gratuita.
No dia 26 de março, duas atividades acontecem: às 15h, o debate “Um Ciclo que Não é um Ciclo – Tecnologia e Segurança Digital” destina-se a alunos do ensino secundário e profissional, com transmissão ao vivo pela internet e duração de 45 minutos. À noite, das 19h às 20h30, o “Código Noite – O papel da madeira nas Comunicações” apresenta as ligações históricas entre a botânica e as telecomunicações, com acesso gratuito limitado a 25 participantes.
Finalmente, a 28 de março, às 15h, realiza-se a oficina “Código Artista – Ator por um dia”, dirigida a famílias com crianças entre 6 e 12 anos. Através de jogos teatrais, os participantes exploram o património das comunicações e transformam a visita numa representação criativa. A inscrição custa 4 euros por participante e tem limite para 25 pessoas.
Para todas as atividades que exigem inscrição, esta pode ser realizada através dos formulários disponibilizados no sítio oficial do Museu das Comunicações.



