Oeiras integra um movimento de promoção das relações afetivas entre as pessoas, uma organização que está presente em 20 concelhos do país. No âmbito da programação “Cidade dos Afetos” 2026, o Município de Oeiras vai organizar o “Baile dos Afetos” e um conjunto de iniciativas que visam estreitar os laços e o bem-estar dos munícipes. O baile deste ano já está esgotado.
A “Cidade dos Afetos” é um movimento dirigido a toda a comunidade, que visa promover o bem-estar e estilos de vida saudáveis, fundamentais para a felicidade de todos.
Oeiras aderiu, em 2020, ao movimento “Cidade dos Afetos”, assumindo o compromisso de implementar, anualmente, ações que promovam o desenvolvimento dos afetos na comunidade, com especial destaque para o dia 11 de fevereiro, data comemorativa deste movimento.
Baile esgotado
O Baile dos Afetos volta a juntar seniores de Oeiras para uma tarde de convívio e animação, no Hotel Real de Oeiras, na tarde de dia 13 de fevereiro, estando já esgotadas as inscrições para a participação de 250 pessoas. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, irá juntar-se a este convívio por volta das 15h30.
Integrado nas atividades do “Movimento Cidade dos Afetos”, o “Baile dos Afetos” visa valorizar a importância dos afetos, proporcionando momentos de lazer e partilha, reforçando os laços de proximidade e valorizando o papel ativo dos munícipes com mais de 65 anos.
O “Baile dos Afetos” conta com a participação do apresentador José Carlos Malato, que reside no concelho de Oeiras, e a animação estará a cargo da banda SEMIBREVE. Será proporcionado lanche aos idosos no decorrer da iniciativa e no final serão oferecidas bolachas em forma de coração produzidas pela CERCIOEIRAS — Cooperativa Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade.
Fomentar a “coesão social”
Com mais esta iniciativa, “a Câmara Municipal de Oeiras reforça o seu compromisso com a promoção do envelhecimento ativo, valorizando a qualidade de vida dos seniores e fomentando o convívio e a coesão social no concelho”, refere o Município em comunicado.
Para além do “Baile dos Afetos”, estão ainda programadas uma sessão de literacia em saúde denominada “O poder dos afetos ao longo do ciclo de vida”, no dia 20 de fevereiro; o workshop de crochet “Fios que abraçam”, no dia 21 de fevereiro; a iniciativa Café Memória “Cuidar com afeto”, no dia 28 de fevereiro.




