24 HORAS DE POESIA EM OEIRAS

0

Oeiras, que criou o maior parque ibérico dedicado à poesia, o Parque dos Poetas, o Dia Mundial da Poesia, vai ser celebrado com uma maratona de 24 horas, totalmente dedicado à Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa.

Oeiras vai celebrar, a 21 de março, o Dia Mundial da Poesia com uma «maratona» de 24 horas dedicada `poesia, que é das mais preciosas de expressão e identidade cultural e linguística da Humanidade.

Ao longo de todo o dia será apresentado um programa que celebrará a Poesia em todo o seu esplendor, nas suas mais variadas formas. Ela será declamada, cantada, dançada e pensada. O programa decorrerá a partir das 00H00, online, nas páginas de Facebook do Município e da Oeiras27 e uma parte no Facebook das bibliotecas Municipais de Oeiras.

Este dia ficará marcado por novidades. Assim, segundo refere a autarquia em comunicado, além da apresentação do Eixo II da Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, «totalmente dedicado à Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa, também será levantado o véu sobre algumas iniciativas em agenda, como a Bienal de Poesia de Oeiras, a Noite da Literatura Europeia e de uma rádio cujos conteúdos serão exclusivamente dedicados à Poesia».

Do vasto programa, destaque para duas conversas que farão refletir sobre o tema do Dia, uma com que reunirá José Mário Branco, José Mário Silva e Pedro Rodrigues e outra que contará com a participação de Maria Teresa Horta, José Mário Silva, Inês Pedrosa e Ana Luísa Amaral, estas decorrerão no Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Ao longo do dia haverá leitura de poemas por vários convidados, como José Mário Branco, Maria Teresa Horta, Isaltino Morais, Cláudia Semedo e Fernando Marques, entre outros. O programa incluirá ainda entrevistas, vídeos, música, dança e muito mais.




Poesia para todos

Por outro lado, em Oeiras, o Dia Mundial da Poesia marcará o início de um conjunto de programações imersivas para celebrar a Poesia e a levar a todos os munícipes e a quem nos visita. Desde as escolas às universidades seniores, das associações culturais ao comércio, do espaço público aos lugares institucionais, «queremos dar forma a um futuro onde a Poesia nos acompanhe e nos dê voz», refere o comunicado da autarquia presidida por Isaltino Morais.

Praticada ao longo da História, em todas as culturas e em todos os continentes, a Poesia fala da nossa humanidade comum e dos nossos valores compartilhados, transformando o mais simples dos poemas em um poderoso catalisador para o diálogo e a paz.

A UNESCO adotou pela primeira vez em 21 de março como Dia Mundial da Poesia durante sua 30ª Conferência Geral em Paris, em 1999, com o objetivo de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de serem ouvidas línguas ameaçadas. O Dia Mundial da Poesia é a ocasião de homenagear poetas, reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia, promover a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade da poesia na comunicação social.

Programa completo

Quer comentar a notícia que leu?