A 34ª edição do Amadora BD realiza-se entre os dias 19 a 29 de outubro, e nela, será possível encontrar 14 exposições dedicadas aos maiores nomes da banda desenhada internacional. O tema deste ano é ‘Clássicos Intemporais’.
Desta forma, será possível celebrar os 60 anos da Turma da Mónica, ou os 45 anos do Garfield, o gato laranja fã de lasanha. Contudo, o evento vai ainda destacar personagens como o Super-Homem, Tex, entre outras. A 34ª edição do Amadora BD integra também as exposições ‘O Grande Gatsby’, de Jorge Coelho, ou ‘As Muitas Mortes de Laila Starr’, de Filipe Andrade. Ao mesmo tempo, será ainda possível ver a obra ‘Estes Dias’, de Bernardo Majer. Esta venceu, em 2022, o prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora.
Esta edição do Amadora BD vai ainda trazer, a Portugal, alguns dos mais prestigiados autores da banda de desenhada mundial. Alguns deles são Mick Gray, um dos maiores desenhadores do Super-Homem, e que pela primeira vez participa num festival europeu. Também o autor da Turma da Mónica, Maurício de Sousa, regressa a Portugal, e estará presente no Amadora BD, assim como Bob McLeod, Jon Bogdanove e de Miguelanxo Prado.
Evento irá distribuir-se por três espaços da Amadora
O evento irá preencher três espaços da cidade da Amadora. Por sua vez, são eles o Ski Skate Park Amadora, que terá a área expositiva, mas também uma zona comercial com 13 editoras e uma área coberta, totalmente dedicada ao gaming. Os outros dois espaços são a Galeria Municipal Artur Bual e a Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos. O Amadora BD assume-se como um Festival para todos. Este ano, quer apostar em conteúdos generalistas que vão ao encontro de um público mais vasto e alargado.
Como habitualmente, esta iniciativa contará novamente a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), e que está marcado para o primeiro domingo do Festival. O evento surgiu em 1990 e é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora (CMA), de forma a promover a banda desenhada. Atualmente, já é considerado um dos mais importantes festivais de BD em Portugal. Para além das exposições, há também sessões de autógrafos, lançamentos, oficinas e apresentações.