Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, participou na cerimónia de abertura do letivo da Universidade Sénior de Carnaxide – Aprendizagem e Lazer (USCAL).
A USCAL, com mais de 350 alunos inscritos, 57 professores e muita vontade de partilhar conhecimentos em nome de um envelhecimento ativo e gratificante, é – segundo Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias – um espaço de aprendizagem e de partilha de conhecimento, dendo o exemplo vivo das «famílias escolares», onde as pessoas se ajudam mutuamente e reina «um clima de informalidade».
Fundada em janeiro de 2013, na Universidade Sénior de Carnaxide, que recentemente inaugurou o pólo de Queijas, são ministradas 77 disciplinas. Como salienta o presidente da União de Freguesias, este espaço oferece um pouco de tudo e tem no fator humano um aliado precioso.
Por seu turno, Rosário Pinto, coordenadora-geral da instituição, salienta: «Somos uma família e fazemos questão de que assim seja. As pessoas sentem-se em casa, porque estão num ambiente de entreajuda, bem-estar e conhecimento»
Esta instituição, da responsabilidade da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, «é uma aposta clara em dar mais qualidade de vida aos cidadãos, fomentando as relações sociais, o desenvolvimento mental e físico e a procura de bem-estar», adianta Inigo Pereira.
Recorde-se que, este ano, foram efetuadas algumas intervenções neste estabelecimento de ensino para maior conforto dos professores e alunos, nomeadamente a edificação de um teto novo.
«Do nosso ponto de vista, a Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas contribui para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos seniores, num espírito de Serviço Público, desenvolvendo o compromisso de fazer e acreditando nos valores da sociedade, construindo, desta forma, um futuro melhor», acrescenta Inigo Pereira.