Campanha de Natal do Programa Oeiras Solidária (POS) 2019 ultrapassou todas as expectativas, revelou a vereadora Teresa Bacelar, responsável pelo programa, que, ontem, reuniu em Paço de Arcos as empresas que participaram nesta campanha. Com mais de 200 empresas associadas, a campanha de Natal do Programa Oeiras Solidária (POS) 2019, sob o lema «Partilhe para um Natal mais colaborativo!» foi um êxito, ultrapassando todas as expectativas do número de empresas que quiseram apoiar instituições que têm como público-alvo da sua atividade pessoas idosas, pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas com deficiência ou incapacidade e apoio animal, bem como extra campanha crianças e jovens.
De modo a comemorar o êxito da Campanha de Natal do Programa Oeiras Solidária 2019 realizou-se, ontem, o evento “Community Valley” que reuniu representantes das 200 empresas aderentes à campanha e as instituições beneficiadas, no Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.
A vereadora Teresa Bacelar realçou que «esta rede colaborativa conseguiu, este Natal, 42 apoios, mas, só 10 estavam no âmbito do programa, os restantes foram extras». Este encontro – segundo a vereadora – pretendeu fortalecer os laços entre as instituições locais e as empresas que fazem parte da rede social Oeiras Solidária. No fundo, este evento pretendeu «assinalar simbolicamente um agradecimento às empresas pelo seu envolvimento na comunidade em prol do outro».
Conforme salientou Teresa Bacelar, «se inicialmente se perspetivava o apoio a 10 instituições, o POS recebeu das empresas solicitações diretas para mediar apoios em concreto e extra Campanha, pelo que foram adicionalmente abrangidas 29 entidades ou seja, no âmbito desta Campanha foram apoiados 39 agentes locais, por 23 entidades apoiantes, nomeadamente: Leroy Merlin; Seda Ibérica; Teixeira Duarte; Instituto de Informática; Astellas; ITQB; HPE; Fundação Ageas; Alunos da Escola Secundária de Miraflores; Cisco; BMW; Miele; Instituto Superior Técnico; IQVIA; Rotary Clube de Oeiras; SIC Esperança; SONAE; Auchan; DELL; Ceetrus; Mars; Associação de Estudantes da Escola Náutica Infante D. Henrique; COLT».
Através desta campanha foram mediados «42 apoios, sendo que em alguns casos a mesma entidade foi apoiada por várias empresas, as quais apoiaram diversas Instituições», adiantou a autarca, salientando que, durante a ‘semana de colaboração’, foram apresentados «diversos projetos sociais» que, futuramente, poderão ter repercussões na política de inclusão social do concelho de Oeiras.
O POS, segundo a vereadora Teresa Bacelar, tem como missão mobilizar, sensibilizar e apoiar as empresas na implementação das suas «práticas de responsabilidade social, em ligação com as organizações locais e a comunidade, tornando-as parceiras para o desenvolvimento de um Município sustentável e solidário».
A rede POS tem, maioritariamente, como membros as empresas do concelho para a partilha de recursos (logísticos e de conhecimento), visando a implementação de uma responsabilidade social eficaz, com efeitos significativos no território.
Anualmente é organizada, entre outras iniciativas, a Campanha de Natal POS, que procura responder a necessidades diagnosticadas localmente, através do importante contributo do setor empresarial no apoio à comunidade e na mudança positiva na vida das pessoas.
Descarregue e leia no seu computador ou equipamento móvel a edição impressa Jornal Olhares de Carnaxide e Queijas | Dezembro